Nota – Adiamento da solenidade de posse de reitora e DG’s
Prezada comunidade,
Desejamos que todas e todos estejam com saúde e em harmonia.
Como é da ciência da comunidade acadêmica, estava prevista para a próxima sexta-feira, dia 12, a solenidade que marcará simbolicamente a recondução da professora Luzia Mota ao cargo de reitora do IFBA. A programação do evento contempla o ato solene em que a reitora do IFBA dará posse aos(às) 21 novos(as) diretores(as)-gerais de campi, eleitos(as) em novembro de 2023 pelo voto direto de estudantes, docentes e técnicos(as)-administrativos(as) em Educação (TAEs), no mesmo pleito que reelegeu Luzia Mota como reitora para o quadriênio 2024-2027. O resultado final da eleição foi divulgado no dia 6 de dezembro último, pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e está disponível na página Eleições IFBA 2024-2027.
Comunicamos a suspensão temporária da solenidade, marcada inicialmente para a próxima sexta-feira (12). A nova data de realização será divulgada após o término da greve dos(as) servidores(as).
Em respeito ao movimento dos(as) trabalhadores(as), o Colégio de Dirigentes (Codir) consultou o comando de greve sobre o assunto e acatou o posicionamento do comando, considerando que a execução das atividades relacionadas à realização do evento não seria compatível com o cenário de trabalhadores(as) em greve no IFBA. O Colégio de Dirigentes é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria, de caráter consultivo, sendo composto pela(o) reitora(or) – que preside o Codir; os(as) pró-reitores(as), e os(as) diretores(as)-gerais dos campi.
Oportunamente, ressaltamos que já foram publicadas no Diário Oficial da União todas as portarias de nomeação da reitora Luzia Mota e dos(as) 21 DGs escolhidos(as) pela comunidade do IFBA nas eleições de 2023 para o quadriênio 2024-2027. Portanto, todos(as) os(as) referidos(as) gestores(as) estão oficialmente nomeados(as) e já respondem, legal e institucionalmente, pelos cargos para os quais foram eleitos(as).
A Reitoria
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)