Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Redimensionamento dos institutos federais do estado da Bahia

Redimensionamento dos institutos federais do estado da Bahia

publicado: 06/12/2018 15h45, última modificação: 06/12/2018 15h47
Prezada Comunidade do IFBA,

A Reitoria informa que ontem (05/12), a Setec/MEC convocou os institutos para uma reunião em sua sede, cuja pauta foi o redimensionamento dos institutos federais do estado da Bahia e de outros institutos no pais num futuro próximo. Fomos representados pelo Sr. Marco Antônio Góes, Coordenador do Pronatec/Mediotec, que já estava em Brasília para a reunião do CONIF na mesma data.

O representante da SETEC nos informou que o estudo de ampliação e reordenamento dos Institutos baianos estava em fase de conclusão e que deveria seguir como projeto de lei para o Congresso Nacional. Sugeriu que, após o envio da  minuta da proposta do MEC, cada instituto enviasse suas equipes para leitura do projeto e possíveis contribuições.

É de conhecimento de todos que a Reitoria defende a criação de novos institutos e ampliação da rede na Bahia e no Brasil.

Vivemos um momento eleitoral interno onde inúmeras vezes os assuntos são utilizados de forma rasteira e eleitoreira. Inverdades são lançadas com intuito de criar instabilidades e promover prejuízos à gestão. Portanto, para não deixar dúvidas: não há proposição de fechamento de qualquer campus, nem a remoção coercitiva de servidores ou qualquer outra perda para qualquer docente, discente ou técnico do Instituto Federal da Bahia.

A Reitoria reitera que sempre atuará na defesa da manutenção de todos os campi e fortalecimento da Rede Federal de ensino. Reafirma que, tão logo, tenhamos um documento oficial da Setec/Mec, sobre esta pauta, já que, até o presente momento, não dispomos de nenhum documento oficial e nem nos foi apresentada qualquer minuta da proposta do MEC, iremos, juntos, apreciá-lo, discuti-lo para darmos os devidos encaminhamentos, garantindo transparência e legitimidade ao acesso às informações.

Conclamamos toda comunidade para ficar atenta a manipulação eleitoral dos fato e continuar mantendo um ambiente de união e tranquilidade interna para que, juntos, possamos enfrentar qualquer desafio que seja apresentado ao Instituto Federal da Bahia.
Gabinete da Reitoria