Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Nota sobre as possibilidades de ferramentas em substituição ao Google Meet
conteúdo

Nota sobre as possibilidades de ferramentas em substituição ao Google Meet

publicado: 07/02/2022 17h10, última modificação: 08/02/2022 15h42

Desejamos que estejam todos/as bem e com saúde.

Informamos que o IFBA possui credenciamento junto ao Google e, conforme comunicado emitido em agosto de 2020, utiliza a edição Workspace Education Fundamentals, versão gratuita, que possibilita o acesso a diversas funcionalidades, tais como: agenda, documentos, planilhas, apresentações, Google Forms, sites, Meet, Classroom, dentre outras, conforme descrito em https://support.google.com/a/answer/10077155?hl=pt-BR .

Ainda no mês de agosto de 2020 o Google anunciou que o recurso de gravação nas edições gratuitas terminaria no final daquele ano, no entanto, o recurso de gravação continuou ativo durante o ano de 2021. A partir de 10 de janeiro de 2022 as gravações de reuniões no Google Meet começaram a ser desabilitadas gradativamente para as instituições signatárias da versão Fundamentals.

Vale ressaltar que todas as reuniões já gravadas vão ficar no Google Drive e o acesso a elas continuará disponível até que sejam excluídas pelo proprietário.

Embora o Comitê Gestor de Educação a Distância (CGEAD) não tenha indicado uma ferramenta oficial para aulas remotas, entendemos que podemos colaborar com os servidores atingidos com a desativação do recurso, indicando possibilidades de substituição que poderão ser escolhidas de acordo com a familiaridade do servidor. Assim indicaremos a seguir algumas alternativas que podem substituir o recurso da gravação do Meet:

  • Utilizar o aplicativo Microsoft Teams pelo domínio institucional, que permite acesso de até 300 participantes e, além de outros recursos, permite gravações. O Teams é um software desenvolvido pela Microsoft e o IFBA possui licença Microsoft 365 Education for Schools & Students A1. Entre outras funcionalidades, o Teams oferece suporte a reuniões online com compartilhamento de tela e anotações do quadro branco que podem ser gravadas, salvas automaticamente e transcritas no Stream, permitindo que qualquer servidor (usando conta institucional) crie ou agende reuniões e/ou aulas online, compartilhando o link com os demais participantes e ainda permite gravar a reunião/aula para posterior compartilhamento.
    Os vídeos a seguir poderão auxiliar no uso da ferramenta: https://youtu.be/SfOkkFythgY e https://youtu.be/7Vyfr6vK-7U;

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade, também, para externar o agradecimento ao Analista de TI Onecio Araujo Ribeiro e ao Campus Juazeiro pela produção dos vídeos disponibilizados neste comunicado.

Atenciosamente,

Comitê Gestor de Educação a Distância (CGEAD)