Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Nota sobre a eleição suplementar da Comissão Interna de Supervisão (CIS)
conteúdo

Notas

Nota sobre a eleição suplementar da Comissão Interna de Supervisão (CIS)

publicado: 24/08/2020 15h25, última modificação: 24/08/2020 15h25

Prezados/as colegas técnico-administrativos do IFBA,


A comissão eleitoral espera que você e todos os seus familiares estejam passando bem e com boa saúde! Devido ao contexto de isolamento social, estamos trabalhando intensamente de forma remota, a fim de garantir os processos institucionais.

No dia 11/09/2020 será realizada a eleição suplementar para a composição dos membros da Comissão Interna de Supervisão – CIS, pois a atual Comissão foi eleita e empossada, porém não está com a sua composição completa, sendo necessário garantir que a Comissão seja composta de forma plena. Conforme calendário eleitoral, as inscrições de candidaturas estão abertas até 31 de agosto e todas serão efetuadas pelo/a próprio/a candidato/a através do SUAP, por meio da utilização de matrícula e senha do sistema.


A Comissão realiza a supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos (TAE) em Educação do IFBA, isto é, tem como função orientar e fiscalizar as ações relacionadas à carreira. Sendo assim, a CIS será composta por servidores/as técnico-administrativos em educação eleitos/as.


A CIS foi instituída no dia 12 de Janeiro de 2005, devido exigência da Lei nº 11.091 que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A CIS é um meio legal de união da categoria e permite a participação ativa da construção da carreira, podendo sugerir, apresentar propostas, participar dos programas de capacitação, afastamento, de avaliação e de dimensionamento das necessidades dos servidores e modelo de alocação de vagas. Além disso, a CIS avalia, anualmente, as propostas de lotação da instituição federal de ensino, conforme o inciso I do § 1º do art. 24 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, bem como acompanha o processo de identificação dos ambientes organizacionais da IFE proposto pela Gestão de Pessoas, bem como os cargos que os integram. A Comissão Interna de Supervisão (CIS) tem a grande missão de acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano de Carreira no IFBA, além de propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aperfeiçoamento do Plano de Carreira.

A CIS é um espaço que interessa a todos os/as servidores/as técnico-administrativos em educação. Por isso, é importante não apenas ser membro da Comissão, mas que toda a categoria (TAE) se empenhe em participar também elegendo seus representantes. Então, é por meio da CIS que os servidores terão a oportunidade de participar ativamente da construção de suas carreiras, podendo propor e garantir reparos importantes e efetivos para a qualidade de vida profissional dos/as técnico-administrativos.

Contudo, podemos dizer que a CIS é um instrumento norteador das diretrizes nos Planos de Carreiras, com enfoque para além de aspectos puramente remuneratórios, é de extraordinário valor para o desenvolvimento de uma política de gestão pautada no aprimoramento constante destes Planos, ciente de que eles são importantes espelhos que refletem a característica da Administração Pública, pois regulam os/as servidores/as desde seu ingresso até a sua aposentadoria.

 

Acesse o calendário da eleição.


Para mais informações:

Link: https://portal.ifba.edu.br/institucional/eleicoes/2020/cis/

 



Comissão Eleitoral

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portaria nº 2280 de 16 de junho de 2020.