Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Nota Pública de Solidariedade ao Amapá e ao IFAP

Nota Pública de Solidariedade ao Amapá e ao IFAP

publicado: 13/11/2020 10h39, última modificação: 13/11/2020 17h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) expressa sua total solidariedade à comunidade acadêmica do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e ao povo do Amapá, atingidos desde o último dia 03 de novembro pela interrupção no fornecimento de energia elétrica e água em mais de 80% dos municípios do estado.

Os efeitos humanos e sociais decorrentes do problema, que atinge 13 dos 16 municípios amapaenses, são graves e ganham contornos ainda mais dramáticos em face da pandemia da Covid-19 enfrentada em todos os estados brasileiros.

A suspensão temporária do calendário acadêmico do ensino remoto em algumas unidades do Ifap é uma das consequências da crise enfrentada pelos amapaenses, e que provoca danos aos estudantes e à Educação do estado. O Ifap está mantendo alguns serviços administrativos para assegurar assistência à comunidade acadêmica.

O IFBA considera urgente a atuação dos governos local e nacional para a efetiva e imediata solução da crise e o restabelecimento da prestação de serviços essenciais à população do Amapá, que hoje sofre com a falta de energia elétrica e água potável, com o aumento dos índices de criminalidade e da sensação de insegurança, além do inconteste comprometimento das condições de salubridade no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O mínimo que esperamos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é um posicionamento contundente e efetivo para a resolução da crise, bem como o respeito ao povo do Amapá e o rigor na apuração dos fatos que estão provocando o sofrimento de mais de 800 mil amapaenses.

Reitoria do IFBA