Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Nota da Reitoria - Equipe de transição do Polo de Inovação Salvador (PIS-IFBA)
conteúdo

Nota da Reitoria - Equipe de transição do Polo de Inovação Salvador (PIS-IFBA)

publicado: 22/06/2020 15h23, última modificação: 22/06/2020 15h23

Prezada Comunidade,

O Polo de Inovação Salvador (PIS-IFBA) é uma importante conquista para a nossa Instituição, destinado ao atendimento de demandas de segmentos produtivos, no que diz respeito à Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e a formação profissional em articulação com a Rede Federal. O nosso objetivo, compromisso firmado no Plano de Gestão, é fortalecer as ações do PIS a partir dos princípios de uma gestão democrática, humana, participativa e transparente. Nesse sentido e de acordo com o que dispõe a legislação, damos início ao processo que culminará com a nomeação do(a) Diretor(a) Geral do PIS.

Para assegurar o processo de institucionalização de transição, o professor Juliano Lopes (Campus Irecê) e a professora Eliana Alcântara Lisboa (Campus Salvador), nomeados para a equipe de transição, irão dialogar com a equipe gestora do PIS para inteirar-se do seu funcionamento e preparar os atos de iniciativa da nova Direção Geral pro tempore.

No segundo momento, o propósito da Reitoria é consolidar e ampliar a atuação do PIS por meio de projetos, produtos, serviços e processos inovadores. Nesta perspectiva, pretende-se o desenvolvimento de ações que fortaleçam a base científica e tecnológica tanto do setor empresarial quanto de organizações sociais produtivas.

O PIS funciona no Parque Tecnológico da Bahia, que é um centro de trabalho integrado e cooperativo, convergindo atores do sistema estadual de inovação para desenvolver processos e produtos com impactos regionais positivos. Portanto, há uma convergência de interesses e objetivos para que o IFBA desenvolva esse potencial em parceria com as diversas áreas de vocação do Estado da Bahia tais como, biotecnologia e energia, sustentabilidade e segurança alimentar,

Por fim, ressaltamos que a equipe de transição envidará esforços para que o processo de transição se dê da forma mais harmônica e produtiva possível.

PERFIL DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO

Licenciada em Física, Eliana Alcântara Lisboa é doutora em Ensino, História e Filosofia da Ciência, e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, cuja dissertação defendida em 2007 foi o “Desenvolvimento e Aplicação de um Novo Sistema de Indicadores de Qualidade em Radiodiagnóstico Médico”. Tem formação em Física Médica, área de Radioterapia (Inca, RJ - 1995); Capacitação Docente em Radiações Ionizantes (Unicampi - 1997). Participou dos Projetos de Pesquisa “Desenvolvimento de Aplicação de Metodologias Modernas para Avaliação e Classificação da Qualidade dos Serviços de Saúde em Física Médica na Região Sul da Bahia”, Uesc (2002-2004); e “A estrutura nuclear deformada em reações de fissão. Estudos interdisciplinares aplicados a ciências ambientais”, Uesc (2002-2008). Atua como professora do IFBA desde 1996, tendo atuado como assistente do Departamento de Ensino, supervisora de Laboratório, em Eunápolis, e assistente da Chefia de Departamento e Coordenação da Licenciatura em Física do campus Salvador. 

Juliano Lopes é engenheiro agrônomo, doutor em Engenharia Industrial, mestre em Regulação da Indústria de Energia e especialista em Gestão Estratégica Pública. É professor efetivo do IFBA desde 2010, já foi diretor de Ensino no campus Irecê e professor na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência como consultor para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e coordenador na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

 A Reitoria