Nota da Reitoria - Consup aprova Flexibilização da Jornada de Trabalho de TAEs
Prezadas(es) servidoras(es),
Esperamos que todas e todos estejam em segurança, com bem-estar e saúde.
Com grande satisfação, compartilhamos uma notícia há muito aguardada por todos(as) nós: o Conselho Superior (Consup) aprovou a Flexibilização da Jornada de Trabalho dos(as) servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em reunião realizada nesta segunda-feira (14).
A aprovação do Novo Regulamento da Jornada Flexibilizada de Trabalho das(os) Técnicas(os)-Administrativas(os) em Educação do IFBA é uma conquista do serviço público e da sociedade, além de aliar eficiência dos serviços prestados, trabalho produtivo, motivação e qualidade de vida às(aos) nossas(os) servidoras(es).
A flexibilização representa um grande avanço na melhoria dos serviços prestados aos públicos interno e externo da instituição, uma vez que amplia a possibilidade de mais setores prestarem atendimento ininterrupto.
A jornada flexibilizada é uma antiga reivindicação e uma luta histórica do segmento TAE por melhores condições de trabalho. Sua aprovação pelo Consup representa uma importante vitória dos(as) servidores(as), como também materializa o cumprimento do compromisso assumido pela atual Gestão do IFBA no seu primeiro ano de trabalho.
O Regulamento da Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do IFBA, cujo teor foi aprovado pelo Conselho Superior nesta segunda-feira, será publicado ainda neste mês de dezembro.
O documento, que conta com mais de 20 páginas, estabelece critérios, normas e trâmites para a solicitação da flexibilização pelos(as) servidores(as), análise e concessão do benefício e implementação da jornada flexibilizada, além do perfil dos(as) servidores(as) que têm direito ao regime de trabalho diferenciado. Entre os critérios, o Regulamento define que a flexibilização da jornada de trabalho poderá ser implementada “quando o quantitativo de servidores do setor for suficiente para prestar os serviços com a eficiência necessária”. A análise e acompanhamento dos processos de Flexibilização da Jornada será de competência da Comissão Central, na Reitoria, e das Subcomissões, nos Campi”, estabelece também o Regulamento aprovado.
A flexibilização da jornada dos(as) TAEs entra em vigor em fevereiro de 2021. Que o novo ano nos traga também outras conquistas e muitas novas alegrias!
Nossos parabéns à categoria!
A Reitoria