Nota da Reitoria – Nomeação do reitor mais votado pela comunidade acadêmica da Ufba
Recebemos com grande alegria a notícia sobre o resultado final da consulta à comunidade acadêmica para a eleição da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, que registrou 98,3% dos votos em apoio à chapa Somos UFBA Sempre, que tem Paulo César Miguez como candidato a reitor e Penildon Silva Filho para vice-reitor.
A apuração das urnas da consulta pública realizada nos dias 24 e 25 de maio contabilizou o total de 10.351 votos (docentes, técnicos-administrativos e estudantes), dos quais 10.172 foram para a chapa liderada pelo professor Paulo Miguez, atual vice-reitor da Ufba.
Parabenizamos os professores Miguez e Penildon pela expressiva manifestação de apoio da comunidade da instituição à chapa Somos UFBA Sempre.
O resultado da consulta pública segue agora para o Conselho Superior da Ufba para organização da lista tríplice que será submetida ao Ministério da Educação, em conformidade com a Lei Federal nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. A referida lei, que estabelece as regras de escolha dos reitores das instituições federais de ensino, determina que “o Reitor e o Vice-Reitor de universidade federal, cujos nomes figurem em listas tríplices organizadas pelo respectivo colegiado máximo, serão nomeados pelo Presidente da República”.
Os números resultantes da consulta à comunidade da Ufba expressam de forma contundente a escolha dos professores, técnicos-administrativos e estudantes. Nossa legítima expectativa é de que o voto da comunidade seja respeitado e Paulo Miguez seja nomeado reitor da Universidade Federal da Bahia para o período 2022-2026.
Reafirmamos a defesa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES): “É essencial afirmar publicamente a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria. Nos marcos da legislação atual, o envio de uma lista pela instituição deve ser respeitado. Entretanto, não podemos deixar de defender a indicação de quem teve mais votos no colégio eleitoral. A indicação do primeiro colocado deve, pois, ser respeitada, por um lado, como um valor da democracia e, por outro, em respeito à autonomia de cada instituição”.
Saudações fraternas e democráticas aos candidatos eleitos para a Reitoria da Universidade Federal da Bahia!
Luzia Mota
Reitora