Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Nota - Atualizações sobre vacinação de servidores(as) do IFBA
conteúdo

Nota - Atualizações sobre vacinação de servidores(as) do IFBA

publicado: 29/04/2021 15h52, última modificação: 03/05/2021 14h56

Prezada comunidade,

Esperamos que todas e todos estejam com saúde e em segurança.

Após a divulgação de Nota informando o envio dos dados cadastrais dos(as) servidores(as) do Instituto, solicitados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para inclusão na lista de vacinação contra a Covid-19, dúvidas e solicitações de esclarecimentos adicionais têm sido encaminhadas ao Gabinete da Reitoria.

Por essa razão, consideramos importante trazer ao conhecimento de toda a comunidade IFBA informações e esclarecimentos sobre o papel da Instituição na logística de imunização dos(as) profissionais da Educação.

Nesse sentido, listamos a seguir, em tópicos, informações sobre tais aspectos:

1 – O IFBA já encaminhou para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio dos canais formais adequados e dentro dos prazos estabelecidos pela SEC, todas as informações solicitadas pelo Órgão sobre TODOS(AS) os(as) servidores (docentes, TAEs e terceirizados), extraídas da base de dados do SIGEPE.  A planilha enviada com a relação de nomes dos(as) servidores(as) e terceirizados(as) pode ser consultada neste link .

2 – A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) solicitou ao IFBA – assim como a todas as instituições de Ensino - informações sobre as unidades de lotação de exercício dos(as) servidores(as) ativos. Ressalte-se que tal critério foi estabelecido pelo Governo do Estado, que comunicou ao IFBA que cabe ao Município a gerência em relação à logística para a vacinação.

3 - Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou ao IFBA, pelo e-mail vacinaeducacao3@educacaosalvador.net, que as listas informadas estão sendo enviadas para auditoria dos órgãos de fiscalização externa e que a responsabilidade de qualquer irregularidade nas devidas listas é das instituições que as encaminharam.

4 - Ciente e sensível às inquietações manifestadas por servidores(as) que residem de forma provisória (durante a pandemia) ou permanente em Salvador, mas estão lotados(as) em unidades do IFBA localizadas em outros municípios, a Reitoria do IFBA emitiu o Ofício Nº 121/2021/GABINETE.REI/REI à Secretaria Municipal de Saúde da capital, solicitando “a inserção desses profissionais da Educação, na lista de vacinação da cidade de Salvador/BA”. A Reitoria também encaminhou o Ofício Nº 120/2021/2021/GABINETE.REI/REI à vereadora Marta Rodrigues, solicitando apoio e esforços do Câmara Municipal de Salvador no sentido de pleitear junto à Prefeitura Municipal de Salvador “a flexibilização dos protocolos da Secretaria Municipal de Saúde para que os nomes desses servidores/as sejam acrescidos na lista de vacinação da cidade de Salvador/BA”. Estamos no aguardo dos desdobramentos destes pedidos.

5 – Orientamos que as situações de divergência entre lotação do servidor e município de residência (exceto aquelas relativas a Salvador, que já foram encaminhadas pela Reitoria) sejam reportadas às diretorias gerais dos campi onde os(as) servidores(as) estão lotados(as).

6 - Orientamos todos(as) os(as) servidores(as) a: (1) consultarem o cronograma de vacinação do município onde está localizada a unidade do IFBA de sua lotação – de acordo com a sua faixa etária, (2) consultarem a lista de nomes dos(as) profissionais de Educação disponibilizada pela Secretaria de Saúde do referido município e a data da sua vacinação e (3) atentarem para apresentar, no ato da vacina, documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque (ou cópia impressa do contrato de trabalho Pessoa Jurídica atualizado).  

Seguimos prestando as informações necessárias ao momento e à disposição para esclarecer as dúvidas dos(as) servidores(as) e reafirmamos nosso compromisso de direcionar esforços institucionais no sentido de buscar alternativas que assegurem a todos(as), e o mais rápido possível, o acesso à vacinação contra a Covid-19.  

O IFBA está e seguirá se empenhando na direção de adotar medidas institucionais, estabelecer parcerias e articular caminhos políticos que contribuam para a celeridade no processo de vacinação dos(as) servidores(as) e da população.

A Reitoria