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Esclarecimentos sobre a suspensão do calendário eleitoral

publicado: 31/10/2018 17h36, última modificação: 31/10/2018 17h36
Prezada Comunidade,

Vimos a público esclarecer alguns pontos sobre a suspensão do calendário eleitoral para escolha de Reitor, Diretores Gerais e Membros do Conselho Superior do IFBA.

Independente de todos os boatos que estão circulando sobre a eleição no Instituto Federal da Bahia, a suspensão temporária do cronograma das eleições decorreu devido a uma série de irregularidades na condução do processo eleitoral, tal como:

a) descumprimento de exigências mínimas referentes à candidatura para Reitor e Diretor Geral contidas na lei 11.892/2008;
b) descumprimento das normas e do calendário eleitoral, de acordo com a publicação no site oficial do IFBA;
c) até o dia do início da campanha (29/10/2018), comissões locais de vários campi e também a comissão eleitoral central não publicaram documentos essenciais, no site oficial;
d) irregularidades nas listas de votantes, com ausência de nomes de servidores ativos e existência de nomes de servidores aposentados ou falecidos.

Apesar de inúmeros ofícios enviados pela Reitoria, através da diretoria de comunicação (DGCOM), sinalizando tais irregularidades e riscos de improbidades, a comissão central e algumas das comissões locais não resolveram os problemas supracitados.

Diante desses fatos, a presidência do CONSUP não encontrou alternativa senão suspender o cronograma e convocar o Conselho Superior, para analisar e deliberar sobre as incongruências. Com isso, esperamos retomar a princípios fundamentais do serviço público: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A reitoria reitera o seu compromisso de dar continuidade ao pleito, lutando para que o mesmo ocorra de forma lícita e imparcial para todos os candidatos e que todos possam disputar as eleições em pé de igualdade. Diferentemente das especulações que estão sendo veiculadas, com o instituto de gerar pânico e insatisfação, reafirmamos a nossa vontade de que o pleito ocorra até 20/12/2018.

Atenciosamente,

Gabinete da Reitoria