Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Cancelamento da Chamada Interna nº 01/2019 - Apoio à participação no IV RoboIFBA

publicado: 18/06/2019 16h54, última modificação: 18/06/2019 16h54

Prezada comunidade,

A Pró-Reitoria de Extensão do IFBA (PROEX) vem informar da suspensão do cronograma dChamada Interna nº 01/2019 - Apoio à participação no IV Torneio de Robótica do IFBA (RoboIFBA) por motivos do contingenciamento dos recursos orçamentários, em cumprimento ao Decreto nº 9.741/2019, que dispõe sobre a programação orçamentária financeira. O Ministério da Educação determinou o bloqueio de 30% do orçamento autorizado das Universidades e Institutos Federais, o que impacta na execução dos editais de projetos.

Lamentamos a tomada dessa decisão, uma vez que o IFBA vem sendo, cada vez mais, referência nas competições, festivais e premiações - o que confere ao Instituto projeção nacional e internacional. Estudantes e professores, além das premiações, participam de elaboração de provas e de arbitragem em competições.

Em 2018, do total de 121 equipes inscritas na etapa prática da Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR), 47 foram do Instituto. As equipes conquistaram diversas medalhas de bronze e de honra ao mérito na OBR, melhor programação da equipe Jimbots, melhor escola pública para a equipe Dream Team, além de certificados de mérito estadual, premiações com o segundo lugar na etapa estadual da equipe HighGround e classificação para a etapa nacional do mesmo ano.

Em 2019, na 10ª edição do International Festival of Engineering, Science and Technology (Ifest), realizado pela Associação Tunisiana para o Futuro da Ciência e Tecnologia, três estudantes do IFBA (únicos representantes do Nordeste na delegação brasileira, que esteve entre os 1.200 participantes de 40 nações) foram responsáveis pela conquista de duas medalhas de bronze e uma de prata.

A representatividade do IFBA é também muito importante em nível estadual: professores do Instituto foram convidados para coordenar Roboticampus, espaço de Robótica da 2ª Campus Party, que ocupou o maior espaço da área livre e contou com mostra interativa de trabalhos nas áreas de Robótica e Tecnologia Assistiva por meio de trabalho de inclusão com estudantes surdos do IFBA.

Acreditamos que a partir do 2º semestre, com a possibilidade da retomada do crescimento da arrecadação federal e liberação do orçamento contingenciado, possamos dar continuidade a essa e outras ações.