Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Cursos Técnicos > Proeja
conteúdo

Proeja

publicado: 30/11/2015 16h04, última modificação: 27/04/2016 14h54
Os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) são indicados para quem tem a partir de 18 anos e deseja dar continuidade aos estudos, unindo ensino médio com qualificação profissional.

CURSOS OFERECIDOS:

Eletromecânica
 
Perfil: O técnico em eletromecânica desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.
Onde atua: Empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Barreiras

Informática
 
Perfil: O técnico em informática opera e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes; faz administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas operacionais e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.
Onde atua: Instituições públicas, privadas e terceiro setor.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Vitória da Conquista

Saneamento
 
Perfil: O técnico em saneamento atua na construção de estações de tratamento de águas e esgotos e em obras de captação, transporte e tratamento de águas; manutenção de equipamentos e redes; execução de aterros sanitários e obras para disposição e reciclagem de resíduos e unidade de compostagem; análise do consumo de água; implementação de estratégias de captação, tratamento e distribuição.
Onde atua: Construtoras, escritórios de projetos e consultoria.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Salvador

Segurança do Trabalho
 
Perfil: O técnico em segurança do trabalho identifica e avalia medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho; desenvolve ações educativas na área; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
Onde atua: Instituições públicas e privadas; fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Santo Amaro