Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Cursos Superiores > Graduação Tecnológica
conteúdo

Graduação Tecnológica

publicado: 30/11/2015 16h18, última modificação: 05/06/2019 12h27

Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são direcionados para quem concluiu o ensino médio e deseja fazer um curso com abordagem mais prática, tendo duração de, em média, três anos. O tecnólogo, como é chamado o profissional formado nessa modalidade de graduação possui o mesmo reconhecimento dos tradicionais bacharelados, tanto para o exercício profissional quanto para o aperfeiçoamento em especializações.

Duração média: 3 anos

CURSOS OFERECIDOS:

 

AGROINDÚSTRIA

Perfil: O Tecnólogo em Agroindústria planeja, implanta, executa e avalia os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto final. Gerencia os processos de produção e industrialização de produtos agroindustriais. 

Onde atua: Cooperativas e associações, Empresas de armazenamento e distribuição de produtos agroindustriais. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Indústrias e/ou empresas de produção e beneficiamento de produtos alimentares e não alimentares. Laboratórios de análises de produtos agroindustriais. Órgãos de inspeção sanitária. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Duração mínima: 3 anos.

Onde Estudar: Porto Seguro.

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfil: O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas projeta, analisa, especifica, testa, implanta, documenta e mantém sistemas computacionais de informação; mapeia necessidades de informatização em organizações; projeta soluções computacionais para problemas e planeja projetos de softwares. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, bem como preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Onde atua: Empresas, instituições públicas e organizações não governamentais como administrador de rede, banco de dados e sistemas distribuídos; gestor de tecnologia da informação; analista de sistemas e programador avançado em fábricas de software.

Duração mínima: 3 anos

Onde estudar: Eunápolis / Salvador / Irecê

 

 JOGOS DIGITAIS

Possibilidades de atuação: Desenvolver Jogos digitais na área de entretenimento, aventura, simulação, animações para campanhas, trilhas sonoras e pequenos filmes; Trabalhar no desenvolvimento de games utilizando multiplataformas; Atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação, agências de publicidade, empresas de TI, etc; Gerir projetos que envolva entretenimento digital interativo, roteiros, e modelagem de personagens virtuais e na interação de banco de dados; Trabalhar em equipes multidisciplinares; possuindo larga base científica e capacidade de comunicação; Gerir seu próprio fluxo de informações: aprender a apreender; Criar, projetar e gerir intervenções tecnológicas: um solucionador de problemas de base tecnológica; Empreender: construir seu futuro, procurar seu nicho de trabalho, conviver com o risco, enfrentar desafios; Atuar como transformadores sociais visando o bem-estar social; Avaliar os impactos sociais e ambientais de suas intervenções, reagindo eticamente.

Duração mínima:  2 anos e meio.

Onde Estudar: Lauro de Freitas.           

 

REDES DE COMPUTADORES

Perfil: O curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores pretende oferecer uma formação em nível superior gratuita e de qualidade, proporcionando aos estudantes conhecimentos tecnológicos que os propiciem não apenas competências e habilidades para ingressar no mercado, mas também para a criação e o fortalecimento de um nicho mercadológico de Tecnologia da Informação na realidade local, com o objetivo de colaborar significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, através da produção de inovação tecnológica voltado para o desenvolvimento de soluções de redes de computadores.

Onde atua: O Tecnólogo em Redes de Computadores desenvolverá suas atividades em empresas públicas ou privadas da área de Tecnologia da Informação, bem como inserido nas equipes de infraestrutura interna da área de Tecnologia da Informação das organizações em geral. O Tecnólogo em Redes de Computadores também poderá atuar como consultor de tecnologia ou como livre empreendedor, ofertando seus serviços diretamente ao mercado.

Duração mínima: 3 anos

Onde estudar: Campus Santo Antônio de Jesus

 

Eventos

Perfil: O tecnólogo em eventos está apto para planejar, executar e coordenar eventos, nas diversas áreas e segmentos do mercado, sejam eles promocionais, sociais, artísticos, culturais, técnico-científicos, entre outros. Com base na legislação específica, esse profissional, de caráter multidisciplinar, realiza desde estudos de viabilidade para eventos, utilizando as metodologias apropriadas, até à elaboração de cardápios de alimentos e bebidas.
Onde atua: Empresas privadas, bem como órgãos públicos e instituições afins, na gestão, consultoria ou assessoria para eventos.
Duração mínima: 2 anos e meio
Onde estudar: Salvador

 

Tecnologia em Manutenção Industrial

Perfil: Estuda, planeja, projeta, analisa a viabilidade técnico-econômica e especifica processos de manutenção na área industrial. Presta assistência técnica na área. Realiza testes e ensaios de avaliação e validação e divulga tecnologias na área de processos de manutenção industrial. Elabora orçamentos, padroniza, mensura, executa e fiscaliza os serviços tecnológicos na área. Coordena, orienta tecnicamente e supervisiona equipes de trabalho em sistemas elétricos e mecânicos, montagem, operação, reparo e/ou manutenção de processos industriais, agindo corretivamente, preventivamente e preditivamente. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Onde atua: Em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais, indústrias, laboratórios de pesquisa, empreendimentos próprio que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores.
Duração mínima: 2 anos e meio
Onde estudar: Campus Irecê

 

Tecnologia em Radiologia

Perfil: O tecnólogo em radiologia executa técnicas com radiações ionizantes nos setores de diagnóstico e terapia; manipula equipamentos para processamento de imagens em exames; identifica e analisa processos físicos e químicos para obter imagens diagnósticas; gerencia serviços e procedimentos, conforme normas de biossegurança e radioproteção.

Onde atua: Clínicas, hospitais, laboratórios, instituições governamentais de pesquisa em saúde, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares, nas áreas de radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, radiologia odontológica, medicina nuclear e radioterapia.

Duração mínima: 3 anos

Onde estudar: Salvador