Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Cursos Superiores > Bacharelado
conteúdo

Bacharelado

publicado: 30/11/2015 16h14, última modificação: 05/06/2019 12h20

O Bacharelado corresponde aos cursos superiores, no qual confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

Duração Média: 4 anos

CURSOS OFERECIDOS:

 

Administração

Perfil: O bacharel em administração planeja e implanta estruturas organizacionais, aplicando métodos, coordenando pessoas, utilizando recursos materiais e financeiros, na busca da realização da missão e dos objetivos das organizações; reconhece e define problemas, equacionando soluções estrategicamente e introduzindo melhorias nos processos sob sua responsabilidade; realiza consultoria em gestão, pareceres e perícias administrativas; empreende e gerencia seu próprio negócio.

Onde atua: Empresas de pequeno, médio e grande porte; órgãos públicos e instituições não governamentais.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Salvador

 

Arquitetura e urbanismo

Perfil: Esse profissional possui capacidade de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativas à Arquitetura e ao Urbanismo, incluindo: a) capacidade de elaboração de projetos, com soluções técnicas economicamente viáveis e culturalmente responsáveis; b) capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações; c) capacidade de análise de problemas e síntese de soluções; d) desenvolvimento de liderança e
de trabalho em equipes multidisciplinares; e) consciência da necessidade de contínua atualização profissional; f)
capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, levando em conta os aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais.
Onde atua: Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura de Interiores; Arquitetura Paisagística; Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, Planejamento Urbano e Regional.
Duração mínima: 5 anos
Onde estudar: Campus Barreiras

 

Sistemas de Informação

Perfil: O bacharel em sistemas de informação atua com programação e gestão em sistemas de informação; analisa, desenvolve e aperfeiçoa sistemas informatizados que auxiliem nos fluxos das informações das empresas; cria e gere soluções tecnológicas; atua em infraestrutura de tecnologia da informação (suporte, banco de dados, redes de computadores, etc).

Onde atua: Empresas privadas, públicas e terceiro setor.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Vitória da Conquista, Feira de Santana

 

As engenharias buscam estar sintonizadas com a realidade atual, inserindo profissionais no mundo do trabalho aptos ao desenvolvimento de novas tecnologias, soluções criativas e sustentáveis.

 

CURSOS OFERECIDOS: 

Engenharia de alimentos

Perfil: Atua no desenvolvimento de produtos e de processos da indústria de alimentos e bebidas, em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, de insumos e de embalagens até a distribuição e o armazenamento.
Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas relacionados à indústria de alimentos; supervisiona a manutenção e operação de sistemas. Atua no controle e na garantia da qualidade dos produtos e processos. Desenvolve tecnologias limpas e processos de aproveitamento dos resíduos da indústria de alimentos que contribuem para a redução do impacto ambiental. Busca o desenvolvimento de produtos saudáveis, com
características sensoriais que atendam ao consumidor. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à segurança e aos impactos ambientais.
Onde atua: Indústrias agrícolas, alimentícias e de bebidas na Produção/Processos/Armazenamento de alimentos, Gestão de qualidade, Planejamento, gerenciamento e projeto industrial, Pesquisa e desenvolvimento.
Duração mínima: 5 anos
Onde estudar: Campus Barreiras

 

Engenharia Ambiental 

Perfil: O engenheiro ambiental aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas; procura preservar a qualidade da água, do ar e do solo; ocupa-se do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região; realiza estudos sobre impacto ambiental; elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas.
Onde atua: Usinas termoelétricas; indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose); obras de infraestrutura, como rodovias e ferrovias.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Vitória da Conquista

 

Engenharia civil

Perfil: O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de sistemas construtivos de edificações, estradas, transportes e saneamento, compatíveis com as habilitações legais normalizadas pelo sistema CONFEA/CREA. Em sua atividade, aplica conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia. Analisa a viabilidade econômica e financeira de empreendimentos na construção civil. Desenvolve e/ou coordena projetos, com enfoque na produção e na
pós-ocupação dos empreendimentos de engenharia civil. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise,
experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica. Executa e fiscaliza obras e serviços técnicos. Efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos sócio-ambientais.
Onde atua: empresas de construção civil e em obras de infraestrutura de estradas, transportes e saneamento, além de obras ambientais e hidráulicas, no setor público e privado, bem como atuar por meio de serviços autônomos.
Duração mínimo: 5 anos
Onde estudar: Campus Eunápolis e Campus Vitória da Conquista

 

Engenharia Elétrica 

Perfil: O engenheiro eletricista atua no planejamento e na operação dos sistemas elétricos, no projeto de equipamentos e instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais.
Onde atua: Empresas privadas e estatais; instituições de ensino e pesquisa; prestadoras de serviços de projetos, manutenção e supervisão.
Duração mínima: 4 anos
Onde estudar: Paulo Afonso/Vitória da Conquista

 

Engenharia Industrial Elétrica 

Perfil: O engenheiro industrial elétrico desenvolve projetos eletroeletrônicos, de informática industrial e automação; controla processos em redes de comunicação, transmissão e distribuição de energia.
Onde atua: Concessionárias de energia e telefonia, bem como indústrias em geral.
Duração mínima: 5 anos
Onde estudar: Salvador

 

ENGENHARIA DE ENERGIA

Perfil: O Engenheiro de Energia planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, seja ela renovável, como hídrica, solar, eólica, seja não renovável, obtida de petróleo, carvão, gás natural, dentre outras. Esse profissional pode operar em questões técnicas ou de regulação de energia e também coordena programas contenção e uso racional da energia.

Onde atua: 

Em empresas de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica, concessionárias. O Engenheiro de Energia pode prestar consultoria e atuar com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações do ramo petrolífero, petroquímico ou metalmecânico.

Duração mínima: 5 anos 

Onde estudar: Lauro de Freitas

 

ENGENHARIA DE MINAS: 

O Curso Engenharia de Minas tem como objetivos específicos possibilitar que os estudantes sejam capazes de planejar e supervisionar a exploração de minérios, desenvolver novas tecnologias para prospecção, lavra, beneficiamento mineral, meio ambiente e saúde ocupacional; Desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis para o setor mineral , otimizar o aproveitamento das jazidas, assim como executar planos de  descomissionamento destas; Caracterizar e empregar técnicas de avaliação de impactos ambientais em projetos de empreendimentos de mineração, prever os danos e recuperar áreas degradadas pela extração mineral; Desenvolver tecnologias para o tratamento e aplicação dos resíduos da mineração, avaliar os instrumentos jurídicos (legislação ambiental) e econômicos para a gestão da exploração mineral.

Possibilidades de atuação:  O mercado de trabalho para o Engenheiro de Minas é constituído por Empresas Públicas, Privadas ou de Economia Mista, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais

Duração mínima: 5 anos.

Onde Estudar:  Brumado.


Engenharia Industrial Mecânica
 

Perfil: O engenheiro industrial mecânico desenvolve atividades nas áreas de transporte, geração de energia e manutenção de indústrias; domina técnicas de projeto, construção e utilização de equipamentos, máquinas e dispositivos.
Onde atua: Empresas de engenharia automobilística, de materiais, metalurgia, automação e controle.
Duração mínima: 5 anos
Onde estudar: Salvador

 

Engenharia Mecânica

Perfil: O Bacharel em Engenharia Mecânica ou Engenheiro Mecânico atua, de forma generalista, no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os
impactos sócio-ambientais. 
Onde atua: Empresas de engenharia automobilística, de materiais, metalurgia, automação e controle, empresas de projeto e consultoria, instituições públicas;
Duração mínima: 5 anos
Onde estudar: Campus Simões Filho

 

 

Engenharia Química 

Perfil:O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, utilização e transformação de produtos químicos e petroquímicos; desenvolve materiais e equipamentos; concebe projetos e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.
Onde atua: Indústrias e laboratórios; instituições públicas; empresas de projeto e consultoria.

Duração mínima: 5 anos

Onde estudar: Salvador