Você está aqui: Página Inicial > Licenciatura em Química do campus Vitória da Conquista recebe nota máxima em avaliação do MEC
conteúdo

Licenciatura em Química do campus Vitória da Conquista recebe nota máxima em avaliação do MEC

Avaliação aconteceu entre o final de setembro e início de outubro.
publicado: 09/10/2024 07h51, última modificação: 09/10/2024 11h42

Por Renata Lacerda *

O curso de licenciatura em Química do campus Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) alcançou o o conceito máximo (nota 5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O processo de avaliação ocorreu de forma virtual entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, abrangendo três dimensões fundamentais: o projeto pedagógico do curso, a qualidade do corpo docente e coordenação, e a infraestrutura oferecida pelo campus.

O coordenador do curso, Anderson Marques, destacou que esse resultado reflete a qualidade do corpo docente, o apoio estudantil oferecido pelo IFBA e o forte compromisso com a pesquisa e extensão, “.... nosso curso é vivo, oferecendo uma formação sólida tanto nas áreas de Química quanto em aspectos humanistas. Muitos estudantes ingressam no curso enfrentando dificuldades socioeconômicas e educacionais, mas a assistência estudantil do campus e os programas de bolsas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão têm sido fundamentais para garantir a permanência  e sucesso acadêmico dos alunos”, finaliza o docente.

O diretor acadêmico do campus, Rodrigo Bonfim, celebrou o conceito de curso 5 como um marco que reforça o compromisso do IFBA com a qualidade do ensino. Ele destacou que o reconhecimento pelo MEC é um instrumento essencial para garantir a manutenção de padrões elevados, assim como preconiza a Constituição Federal. "Esse resultado reafirma a contribuição social do IFBA para a comunidade de Vitória da Conquista e para toda a região sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. Esse resultado  é fruto de um esforço que envolve toda a comunidade acadêmica", afirmou.

* Renata Lacerda  é jornalista do Campus  Vitória da Conquista