Você está aqui: Página Inicial > Campus Lauro de Freitas > Menu Extensão > Centro de Idiomas
conteúdo

Centro de Idiomas

O Centro de Idiomas (CENID) trata-se de uma estrutura interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Lauro de Freitas, cujo objetivo geral é ofertar cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Libras e Português para Estrangeiros, na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada para as comunidades externa e interna, além de também poder oferecer disciplinas optativas para os cursos regulares de nível superior do campus, de modo a contribuir com a formação dos estudantes em uma língua adicional, bem como fomentar o processo de internacionalização no IFBA, por meio da oferta de cursos à distância e presenciais no campus de Lauro de Freitas.

Comissão

Comissão de seleção dos cursos do Centro de Idiomas do IFBA campus de Lauro de Freitas.

Contato: 

Portaria:

NomeSIAPEFunção
Luís Carlos Pereira Ramos2762842Presidente
Elisangela dos Reis Oliveira1930049Membro
Delma Brandao Boaventura da Conceição1622004Membro
Suede Mayne Pereira Araújo1875936Membro


Cursos

Espanhol

Inglês

LIBRAS

Documentos

2025

Edital nº 01/2025 - Resultado Final  para a Seleção de Discentes para os cursos de Inglês e Espanhol -14/03/2025

Edital nº 01/2025 - Resultado preliminar para os cursos de Inglês e Espanhol - 13/03/2025 

Edital nº 01/2025 - Seleção Simplificada de Discentes para os cursos de Inglês e Espanhol - 26/02/2025

2024

EDITAL Nº2/2024 - LISTA FINAL DE SELECIONADOS - 30/09/2024

EDITAL Nº2/2024 - LISTA PRELIMINAR DE SELECIONADOS E CONVOCADOS PARA TESTE DE NIVELAMENTO - 26/09/2024

EDITAL Nº2/2024 -PROCESSO-SELETIVO-CURSOS-DE-IDIOMAS - 10/09/2024

LISTA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA MATRÍCULA EDITAL 01/2024 - 04/03/2024

LISTA PRELIMINAR DOS CANDIDATOS SELECIONADOS EDITAL 01/2024 - 01/03/2024

EDITAL Nº1/2024 -PROCESSO-SELETIVO-CURSOS-DE-IDIOMAS

2023

Lista Definitiva de Selecionados do Curso  Intensivo de Libras Edital 10/2023

 Lista     Preliminar      de      Selecionados      do     Curso     Intensivo     de  Libras      Edital 10/2023 

Edital Nº10/2023 Seleção de Cursistas para LIBRAS - 19/12/2023

Lista de convocados para matricula, Curso de LIBRAS Edital Nº3/23

Lista Preliminar de Selecionados(as) do Edital 03/2023 para seleção de candidatos ao Curso de Libras

EDITAL Nº 03/23-PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA O CURSO DE LIBRAS

Divulgação_Selecionados_Vagas_remanescentes edital 02_2023

Reabertura das inscrições para vagas remanescentes 22/06/23- EDITALNº02/2023

LISTA PRELIMINAR DE CLASSIFICADOS

RETIFICAÇÃO 1-Edital nº2/2023 - -Processo seletivo para discentes curso de inglês e espanhol - Atualizado

Edital nº2/2023 - -Processo seletivo para discentes curso de inglês e espanhol - Atualizado

Anexo i - interposição de recursos Edital nº2/2023

Portaria nº 1616/2023-comissão de seleção dos cursos do Centro de Idiomas do IFBA campus de Lauro de Freitas.

Regulamento_Centro_de_Idiomas

Portaria 1028- Nomear o servidor Luis Carlos Pereira Ramos- Coordenador do Centro de Idiomas do IFBA Campus de Lauro de Freitas

Notícias

Instituto Federal da Bahia (IFBA) abre inscrições para cursos de Inglês e Espanhol em Lauro de Freitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus de Lauro de Freitas, lança o Edital nº 01/2025 para a Seleção Simplificada de Discentes para os cursos de Inglês e Espanhol oferecidos no Centro de Idiomas. A seleção é voltada para a formação inicial e continuada (FIC) e inclui cursos na modalidade presencial de ensino. As inscrições podem ser realizadas entre 1º e 11 de março de 2025.

A oferta inclui cursos em diferentes níveis e para públicos variados, tanto internos (alunos e servidores do IFBA) quanto externos (comunidade em geral), com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento da competência linguística. As opções de cursos são de Inglês para iniciantes, Inglês para conversação, Inglês pré-intermediário, além de cursos de Espanhol para iniciantes e Conversação em Espanhol.

As aulas presenciais ocorrerão em horários específicos, distribuídos ao longo da semana, conforme a tabela disponível no edital.

Como se inscrever:
Interessados devem acessar o link para inscrição aqui e preencher o formulário online. Além disso, para os cursos de Inglês Iniciante 2 e Pré intermediário, haverá uma prova de nivelamento que ajudará a determinar se o candidato possui o conhecimento adequado para o curso.

A seleção será baseada na análise da condição socioeconômica, desempenho no teste de nivelamento (para os cursos mencionados) e ordem de inscrição. Caso o número de vagas não seja preenchido, o IFBA realizará novas convocações.

Datas importantes:
Período de Inscrição: 01 a 11 de março de 2025
Publicação da lista preliminar: 12 de março de 2025
Publicação da lista final: 14 de março de 2025
Início das aulas: 19 de março de 2025
Para mais informações, os candidatos podem acessar o portal oficial do IFBA ou entrar em contato por e-mail.
coordcenid.lft@ifba.edu.br