Por favor adiciona até 5 objetos ao tile.
Processo de Seleção
O ingresso ao Curso Técnico de Nível Médio far-se-á por meio de processo seletivo realizado de acordo com as normas emanadas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Regimento Interno e da Legislação vigente.
Através de edital específico, à época de cada Exame de Seleção, será divulgado o período de seleção, o número de turmas e vagas, os conteúdos das provas, os critérios para a chamada dos candidatos e o horário de funcionamento dos cursos técnicos do IFBA – Campus Lauro de Freitas.
O Processo Seletivo será oferecido uma vez ao ano e obedecerá aos trâmites de todos os cursos técnicos do IFBA, segundo critérios institucionais objetivando apreciação das competências e habilidades dos candidatos.
Entenda o Processo Seletivo IFBA
- Todos os cursos do IFBA são gratuitos.
- As inscrições acontecem uma vez por ano no site do IFBA; geralmente são abertas entre julho e agosto. Acompanhe nosso site e redes sociais!
- Quem estudou em escola pública tem direito a isenção parcial da taxa de inscrição. Mas, é necessário entregar os documentos listados no edital no prazo correto, acompanhar todas as etapas e conferir se o pedido foi aceito.
- Se o pedido de isenção parcial não for aceito, você pode entrar com recurso uma vez e, se mesmo assim não for aceito, é preciso pagar o valor integral da taxa de inscrição.
- É necessário acompanhar todas as etapas do Processo Seletivo, pois você só estará concorrendo e participando se seu nome estiver na lista final de inscrições aceitas (homologadas).
- As taxas de inscrição são somente para os cursos Integrados e Subsequentes. Já os candidatos dos cursos Superiores pagarão apenas a taxa do Enem, pois a seleção é realizada 100% pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Entenda a política de concorrência às vagas
O IFBA possui reserva de vagas para estudantes vindos de escola pública e para candidatos com deficiência.
A concorrência será composta pela reserva de 50% das vagas para escola pública, 45% para a ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. Dentre as vagas com reserva, 50% serão destinadas aos estudantes com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio; e 50% para os estudantes com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Dentro da cada parte da reserva, 77% serão preenchidas por pretos, pardos e indígenas e 23% para as demais etnias. Essas vagas são divididas, ainda, em 9% para pessoa com deficiência, e 91% para os demais candidatos.
Depois dessa partição de vagas entre alunos de escola pública, restam as vagas de ampla concorrência, que consiste em 45%. O restante, 5% das vagas, são para estudantes com deficiência que não se estudaram integralmente em escola pública.
Formas de Ensino
Para ingressar no IFBA, o candidato deve, primeiramente, conhecer as formas de ensino (integrado, subsequente, concomitante ou superior) e avaliar se possui os pré-requisitos mínimos para ingresso, ou seja:
- nos cursos da forma integrada, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental;
- nos cursos da forma subsequente, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio;
- nos cursos da forma concomitante, o candidato cursa o ensino médio em uma escola qualquer e o técnico no IFBA,
- nos cursos superiores, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.
Os estudantes que desejam fazer um curso técnico (integrado, concomitante e subsequente) devem fazer uma prova. Já para ingressar nos cursos superiores, é necessário fazer o ENEM.
Confira os horários dos cursos
Ofertamos cursos em diversos horários. Os cursos da forma Integrada são predominantemente pela tarde; os cursos Superiores são diurno. Confira nos editais as informações completas.