Você está aqui: Página Inicial > Campus Lauro de Freitas > Menu Cursos > Superior > Tecnologia em Jogos Digitais > Notícias > Docentes do Curso de Jogos Digitais Aprovam projetos de Pesquisa

Docentes do Curso de Jogos Digitais Aprovam projetos de Pesquisa

publicado: 21/10/2020 10h57, última modificação: 22/10/2020 11h23

A professora Me. Yarasarrath Alvim Pires do Carmo Lyra e os professores  Dr. Raimison Bezerra de Assis e  Dr. Luiz Cláudio Machado dos Santos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Campus Lauro de Freitas tiveram seus projetos aprovados no  Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  É a primeira vez que o IFBA oferta este tipo de bolsa.

Conforme matéria disponível no site principal:

"Trata-se de um programa “dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas PIBIC e que têm programa de ações afirmativas, que prevê a distribuição de bolsas de Iniciação Científica - IC às instituições que preencham esses requisitos”, como descreve o site do CNPq. O IFBA concorreu à Chamada CNPq PIBIC-Af Nº 14/2020 do PIBIC-Af, publicada em maio de 2020, e comprovou ter condições institucionais e expertise de pesquisa para ser contemplado pelo programa, criado em 2009."

“Apresentamos vários argumentos que demostraram compromisso administrativo e político da atual gestão em impulsionar as políticas afirmativas e promover ações para o gerenciamento das ações afirmativas (políticas focalizadas) para negros, indígenas e pessoas com deficiência na área do ensino, pesquisa e extensão. É uma vitória importante o IFBA ter entrado neste programa do CNPq”, comemora diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Marcilene Garcia. Ela é co-autora da proposta apresentada pelo Instituto, ao lado de Flaviane Nascimento, diretora de Políticas Educacionais, e Verônica de Souza Santos, professora de Língua Portuguesa do Campus Porto Seguro.

O Campus de Lauro de Freitas aprovou 4 projetos:

1. Produção de Curta-Metragem em Animação 2D a partir de Lendas e Contos Africanos.

2.  ANÁLISE DETALHADA DO ECOSSISTEMA MOBILE E DISTRIBUIÇÃO WEB NA INDÚSTRIA DE JOGOS DIGITAIS.

3. Criando Enredo/Roteiro, Cenário, Arte e Personagens para um Jogo Educativo para a prevenção do Bullying.

4. Desenvolvendo os scripts da mecânica do Jogo Educativo de prevenção ao Bullying.

Professora Yara explica que: "Nesse projeto trabalharemos com animação 2D a partir da temática da cultura africana, juntamente com outro projeto recém aprovado de iniciação científica da PROEX que também se refere a criação de curta-metragem com a mesma temática, envolvendo outro bolsista. Tivemos ainda, um terceiro projeto aprovado na PROEN, para produção de material didático virtual referente a disciplina edição digital de imagem do Curso de Jogos Digitais. Nesse projeto a bolsista igualmente escolheu trabalhar com a temática africana. Para os projetos citados temos como ideia promover o encontro entre as artes cênicas e as artes digitais, nesse encontro iremos proporcionar uma experiência artística que traga a superfície discussões e proposições estéticas da nossa ancestralidade. Esse estudo, para a produção da animação 2D, tem temática contextualizada na cultura africana, e o propósito é difundir e trazer à tona a cultura mais influente do povo brasileiro, dar visibilidade no formato digital, contribuindo com a discussão sobre o assunto, além de colaborar com a quebra a exaltação feita durante séculos à cultura europeia."

Para o professor Luiz Machado: "envolver o aluno na pesquisa proporcionará ao mesmo aliar o seu aprendizado em sala de aula com o que tem de mais atual na área de conhecimento. A pesquisa permite e proporciona aos discentes uma dedicação e conhecimento mais específico da área, além de colaborar com a sua formação. "

Para Thiago Lenne, bolsista de Luiz Machado

"O  que eu espero do jogo é bem simples de fato, espero causar um impacto positivo no âmbito social escolar."

E para Alan Cláudio, também bolsista de Luiz

"Desenvolver mais das minhas habilidades e ampliar o conhecimento que tenho pois tenho certeza que esse projeto é de grande utilidade."

Para João Henrique, bolsista do projeto do Prof. Raimison,

"Espero compreender melhor a dinâmica do mercado de jogos digitais e fatores que influenciam nesse ecossistema (segmentação, fontes de financiamento, estrutura da indústria, players, competências empresariais, eventos e tendências), com isso, terei a oportunidade de atrelar os conhecimentos de jogos com a área de empreendedorismo/inovação tecnológica."

Fonte da Notícia sobre Pibic-AF: