Você está aqui: Página Inicial > Campus Lauro de Freitas > Menu Cursos > Superior > Tecnologia em Jogos Digitais > Notícias > Aluno do Curso Superior de Jogos Digitais é um dos autores de artigo
conteúdo

Aluno do Curso Superior de Jogos Digitais é um dos autores de artigo

Artigo Aprovado Aluno de Jogos

publicado: 03/12/2020 21h03, última modificação: 03/12/2020 21h16

O estudante Juliendrios é um dos autores do artigo Intitulado como: Divulgação científica nas escolas: Proposta de jogo da memória para discutir ciência e representatividade negra . O artigo foi aprovado e publicado na revista Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753). 

Os autores deste trabalho são: Fênix Alexandra de Araujo, Natália Erdens Maron de Freitas, Raiana dos Anjos Moraes, Ramona Tavares Daltro e Qeren Hapuk Rodrigues Ferreira Fernandes, que são do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), Instituto Gonçalo Moniz (IGM), Fiocruz Bahia e Juliendrios Caetano Santos Oliveira aluno do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Campus Lauro de Freitas e também da Pós-Graduação em Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos Móveis - Campus Salvador. 

O artigo está disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ACIS/issue/view/169/showToc

O mês de Novembro é dedicado para reafirmar o orgulho Negro e o trabalho desenvolvido pela equipe vem justamente com o objetivo de discutir a representatividade Negra. Os autores em seu trabalho destacam: 

“Foram realizadas buscas bibliográficas para escolher os cientistas apresentados no jogo da memória. Após reuniões da equipe para discutir os resultados obtidos, selecionamos os seguintes cientistas para compor o jogo, em ordem alfabética: Alice Ball, Arthur Bertram Cuthbert Walker Jr., Jaqueline Goes de Jesus, Gerald Lawson, Katherine Coleman Goble Johnson, Mae Jemison, Mary Beatrice Kenner, Milton Santos, Nadia Ayad, Patrícia Bath, Percy Lavon Julian e Teodoro Sampaio.” Fonte: Artigo dos autores.

Para Juliendios: 

“Quando surgiu o convite para participar da equipe, os alunos da UFBA/FioCruz já tinha a ideia bem sólida de como seria o projeto, porém eles precisavam de um artista para produzir as artes do jogo. Acredito que minhas redes sociais onde publico meus trabalhos criou essa ponte entre as instituições: UFBA, FioCruz e IFBA. Eles me falaram da proposta do game que seria um jogo da memória analogico “fisico” e com possibilidade desse mesmo jogo ser digital no futuro e seria utilizado personagens negros de vários campos da ciência. No mesmo momento eu disse “UAU”, eu tenho e quero estar envolvido. E aí perguntei: quando começo? A importância de estar criando esse conteúdo e levando essa informação de pessoas negras que fazem parte da história também como gênios ou pioneiros traz um orgulho e uma alegria. E o mais importante é contribuir para que pessoas negras se identifiquem e que sirva de motivação para  crianças ou jovens negros mostrando que eles podem sonhar e conquistá-los. E artigo publicado gera uma sensação de trabalho bem feito, a equipe fez um trabalho bem feito e acredito que o jogo não vai parar por agora, vamos prolongar ele um pouco mais e quem sabe a versão digital saia do papel. Agradeço ao  time principalmente à Fênix Alexandra que me fez o convite para participar e Natália Erdens, Raiana dos Anjos, Ramona Tavares e Qeren Hapuk".

Sobre a revista: 

“A revista Atas de Ciências da Saúde (ACiS) é uma publicação eletrônica de acesso livre, trimestral, do curso de Biomedicina das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com artigos científicos inéditos, notas técnicas e artigos de revisão avaliados pelo sistema de pares por especialistas da área (revisores ad hoc), com ênfase na multidisciplinaridade das diversas áreas das Ciências da Saúde. Edições especiais com artigos de conferências, de temas específicos e workshops também poderão ser publicados.” Fonte: https://revistaseletronicas.fmu.br/

Parabéns Juliendrios ou EndZ, você é orgulho do IFBA.