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Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

por admin publicado 05/06/2018 10h14, última modificação 13/06/2018 16h39

1. Apresentação.

O curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, aqui proposto, prepara o aluno desde a criação, projeção, implementação, manutenção até a gerência de projetos, criação dos roteiros, cenários, seus personagens, assim como a emissão de pareceres técnicos na sua área de formação.

2. Objetivos do curso.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem por objetivo formar profissionais tecnológos e empreendores na área de desenvolvimento de Jogos Digitais aptos a desenvolver games, sistemas, animações direcionadas para diversas áreas do conhecimento: entretenimento, computação gráfica, etc, sempre de forma integrada, seguindo os padrões de qualidade e produtividades aprendidos durante a sua formação.

2.1 Objetivos específicos.

  • Capacitar os discentes para produção de jogos digitais e com habilidade para atuar no mercado de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento: jogos, simulação, treinamento, entretenimento digital interativo em ambiente multiplataformas (consoles, dispositivos móveis, web, redes sociais, TV, etc);
  • Capacitar os discentes para produzir, criar jogos digitais, animações, design de jogos, sistemas web;
  • Formar profissionais capazes de atender aos desafios da sociedade contemporânea em contínua transformação e que atuem de forma cidadã na área de Tecnologia, aptos a compreender, explorar, inovar de acordo com as necessidades dos indivíduos e das comunidades, habilitados a conceber, pesquisar e desenvolver novas tecnologias.
  • Capacitar os discentes a pensar de maneira estratégica, empreendedora sobre o processo de produção de jogos, orientando-o e permitindo a se tornar um grande empreendedor e a criar o seu próprio negócio;
  • Proporcionar ao discente a manipulação das ferramentas específicas na área de games, estimulando-o a criarem produtos criativos e inovadores;
  • Preparar os alunos a atuar em diferentes setores na produção de projetos que envolvam entretenimento, animação, jogos eletrônicos e etc;
  • Atender a demanda nacional, priorizando a formação de profisssionais na área tecnológica, possibilitando ao egresso a continuidade futura de seus estudos na área de pesquisas científicas;
  • Formar profissionais responsáveis, conscientes decorrentes de suas práticas e preparados para o mercado de trabalho;
  • Oportunizar opções estratégicas e empreendedoras em tecnologias para as organizações regionais, com a finalidade de criação de novas empresas na área;
  • Fomentar junto aos discentes, através da prática docente, a formação humanística para o desenvolvimento da crítica e reflexão sobre aspectos éticos, políticos, sociais, e econômicos, bem como o saber manter e desenvolver projetos de forma sustentável.

3. Perfil do egresso.

Como visto anteriormente, o profissional da área de games tem capacidade de trabalhar coletivamente, é capaz de desenvolver novos games, preparar a identidade visual, pré-produção e produção em si, criar a trama dos games entre outras. Em estúdios menores, o profissional de game acaba desempenhando todas essas funções ou caso o mesmo opte em trabalhar de forma independente.
O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais proposto oferece uma formação profissional inovadora e inédita na região e estado da Bahia, em uma instituição federal, e está alinhada à definição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia recomendado pelo Ministério da Educação. Após a formação e finalização do curso, o egresso estará apto a atuar no segmento de entretenimento digital, computação gráfica, permitindo-o:

  1. Desenvolver Jogos digitais na área de entretenimento, aventura, simulação, animações para campanhas, trilhas sonoras e pequenos filmes;
  2. Trabalhar no desenvolvimento de games utilizando multiplataformas;
    Atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação, agências de publicidade, empresas de TI, etc;
  3. Gerir projetos que envolva entretenimento digital interativo, roteiros, e modelagem de personagens virtuais e na interação de banco de dados;
  4. Trabalhar em equipes multidisciplinares, possuindo larga base científica e capacidade de comunicação;
    Gerir seu próprio fluxo de informações: aprender a apreender;
  5. Criar, projetar e gerir intervenções tecnológicas: um solucionador de problemas de base tecnológica;
    Empreender: construir seu futuro, procurar seu nicho de trabalho, conviver com o risco, enfrentar desafios;
  6. Atuar como transformadores sociais visando o bem-estar social;
  7. Avaliar os impactos sociais e ambientais de suas intervenções, reagindo eticamente.

 

Matriz Curricular