OUVIDORIA
A Ouvidoria-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA é uma unidade de assessoramento da reitoria que atua fundamentalmente no processo de interlocução entre a comunidade interna, externa e o Instituto, no sentido de favorecer a participação das pessoas no desenvolvimento da gestão do IFBA, por meio do acolhimento e tratamento de suas manifestações, em busca do contínuo aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e do fortalecimento do exercício da cidadania.
A Ouvidoria atua como mediadora no atendimento de manifestações que não tenham sido adequadamente solucionadas por nossos canais de atendimento administrativos (Reitoria, Pró-reitorias, Diretorias Sistêmicas e de Campus) ou quando a resolução apresentada pelos setores ou agentes públicos não tenha sido satisfatória.
A Ouvidoria-Geral é exercida por um(a) Ouvidor(a), nomeado(a) pelo(a) Reitor(a), contando com a colaboração de interlocutores nos campi a fim de agilizar o atendimento de demandas.
Compreende-se a Ouvidoria como importante meio pelo qual o(a) cidadão(ã) participa de forma efetiva da gestão através de suas manifestações como reclamações, denúncias, sugestões críticas ou elogios, uma vez que essas 8 demandas constituem em importante instrumento para o aprimoramento das ações e prestações de serviços do IFBA. Portanto, a Ouvidoria do IFBA é um instrumento autêntico de democracia, controle e participação social.