Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > PESQUISA E INOVAÇÃO > Pesquisa e Inovação
conteúdo

Pesquisa e Inovação

publicado: 12/09/2019 16h24, última modificação: 12/09/2019 16h24

A pesquisa no IFBA deve ter por princípio a vinculação estreita com o desenvolvimento local e a inclusão social, a partir da produção da ciência e da tecnologia, através do pensamento intelectual comprometido com a construção da cidadania, da democracia, de defesa do meio ambiente e da vida, de criação de produtos e processos solidários. O escopo principal da pesquisa no IFBA deve ser o bem-estar social e o desenvolvimento do país. Deve buscar estabelecer a articulação com o ensino e a extensão, de forma integrada entre os diversos níveis e modalidades de ensino e áreas técnicas/tecnológicas, promovendo oportunidades para uma educação continuada, que deve estar atenta ao dinamismo da sociedade e do mundo. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão além de promover a articulação das diferentes áreas de conhecimento e a inovação científica, tecnológica, também deve ater-se às atividades artística e cultural.

A pesquisa no IFBA é movida pela constante inquietude científica de seus pesquisadores, que, além de buscarem recursos para desenvolver as suas atividades através da submissão de projetos junto aos órgãos de fomento, também utilizam recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) por meio de editais e/ou de outras Pró-reitorias ou Programas. A atividade de pesquisa, no IFBA, ocorre no âmbito dos grupos de pesquisa e/ou individual, certificados no Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O servidor deve estar prioritariamente vinculado a um grupo de pesquisa.

Devem ser fomentados projetos de pesquisa vinculados às demandas por soluções de problemas locais e em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país em todos os campi do IFBA. Os projetos dos pesquisadores servidores caso a pesquisa envolva a participação de bolsistas, estes devem ser prioritariamente estudantes do IFBA inseridos em Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica.

Deve-se estimular o estabelecimento de acordos de cooperação com universidades, instituições, organizações e redes de pesquisa, visando aprimorar a qualidade da pesquisa, o intercâmbio e a formação dos envolvidos; dessa forma, deve-se respeitar os princípios aqui indicados. Serão consideradas atividades de pesquisa:

  1. a produção do conhecimento realizada por grupos de pesquisa ou pesquisadores individuais, no sentido do desenvolvimento tecnológico, científico, artístico, cultural;
  2. a qualificação da ação pedagógica dos servidores do IFBA.

Fonte: PPI – Projeto Pedagógico Institucional do IFBA

 

Coordenador de Pesquisa e Extensão: Rafael Leite Fernandes

Tel.: (74) 3611-7072
E-mail: rafael.fernandes@ifba.edu.br


Horário de atendimento:
quarta-feira: 8:50h a 11:50h e 13:00h a 18:00h
sexta-feira: 16:20h a 20:20h