Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2022 > Maio > Depoimentos e Reflexões sobre a Palestra "Dona de Mim: A coragem de sonhar alto e grande”
conteúdo

Depoimentos e Reflexões sobre a Palestra "Dona de Mim: A coragem de sonhar alto e grande”

publicado: 16/05/2022 16h29, última modificação: 03/11/2022 09h24

No dia 11/05, ocorreu no auditório do IFBA Campus Juazeiro a palestra “Dona de Mim: A coragem de sonhar alto e grande”. O momento contou com as falas de Wisma Goulart e Carol Busatto, que compartilharam suas experiências com foco na questão, desafios e dificuldades voltadas à vivência feminina no mercado de trabalho e suas influências nos aspectos da vida, com ênfase no desenvolvimento profissional nas áreas de engenharias e gestão. Neste sentido, a palestra teve como foco mostrar as diversas possibilidades de realização profissional e independência financeira que a dedicação acadêmica em áreas como ciência, engenharia, matemática e tecnologias pode representar para as mulheres. A mesma palestra ocorreu em dois momentos, visando incluir as duas modalidades existentes no campus, ou seja, o ensino médio integrado e o ensino subsequente. Havia uma expectativa, por parte da organização do evento e da comunidade acadêmica, de uma palestra mais focada nos desafios que as mulheres de classe trabalhadora e de baixa renda, que é a realidade da maioria do público feminino do instituto, enfrentam para se inserir no mercado de trabalho local. No entanto, a perspectiva apresentada pelas palestrantes não contemplou esse cruzamento tão importante entre gênero e classe no mundo laboral.

Depoimentos...

A aluna Adryda de Moura, do curso de segurança do trabalho relata: “para mim foi muito inspirador! Reviveu um sentimento que eu tinha sobre meus sonhos só que depois veio as dificuldades… Mas agora me animou muito, me espelhei muito nelas e agora tenho motivação a mais para continuar com meu sonho”

As alunas de administração Lais Nery e Lívia Azevedo relataram que o interesse da palestra por se tratar das questões femininas, enfatizando o empoderamento em face aos sonhos, apesar da rotina de estudos. A aluna Stela Stefany mencionou o empreendedorismo, fazendo menção com o nome da própria palestra “me fez querer ser dona de mim”.

A diretora geral Selma Maria descreve a palestra como um alerta para as meninas e mulheres traçar seus sonhos e metas: "precisamos tomar atitudes com relação aos estudos, a utilização do tempo ao nosso favor, seja para realização de cursos ou de acompanhar pessoas e projetos que possam somar e trazer exemplos positivos para nós”.

... e reflexões.

As alunas também trouxeram uma visão reflexiva da palestra considerando as próprias realidades, questões sobre dificuldades financeiras, questões regionais e sobre saúde mental. A aluna Tallita Sophia chama a atenção para a ausência das questões de saúde mental e fatores internos que podem causar grandes obstáculos em termos de objetivos e sonhos. A estudante também criticou a ausência de mulheres negras.

A estudante Adriana Alcântara, do curso de administração e da modalidade subsequente, relata: "Gostei muito da palestra pelo lado motivador, as palestrantes contaram um pouco da sua história, falaram das oportunidades desse mercado novo de tecnologia. Mas elas só esqueceram de falar sobre como vamos atingir essas vagas pois aqui na nossa região, não temos cursos gratuitos para essa área. Somos mulheres de origem pobre, trabalhadoras."

Uma estudante que não quis se identificar completa: "esperava que fosse algo motivador e não uma narração da história das palestrantes. Mostrando que as coisas são fáceis para quem procura e se esforça, sendo que na verdade não é assim, todo mundo tem uma realidade diferente e as dificuldades também."

Priscila, professora de Economia do campus, relata: "nós, mulheres, precisamos sonhar e perseguir a materialização dos nossos sonhos, mas este processo envolve caminhos, dificuldades e acessos que não são os mesmos para todas as mulheres. Afirmo que precisamos sempre de políticas públicas para tornar os sonhos de muita gente neste país realidade, pois enfrentamos um conjunto de desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero, e ninguém é capaz de vencer essas estruturas sociais de modo individual."

 

registrado em: