Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2022 > Julho > Dia 15 de Julho: 144 anos de Juazeiro da Bahia
conteúdo

Dia 15 de Julho: 144 anos de Juazeiro da Bahia

publicado: 15/07/2022 09h52, última modificação: 15/07/2022 09h52

A cidade de Juazeiro localiza-se na região norte do estado da Bahia, a aproximadamente 500 km de Salvador. Já teve porto fluvial de grande importância até a construção da barragem de Sobradinho, quando esta veio dificultar a navegação pelo rio São Francisco. Devido à proximidade, tem importantes relações socioeconômicas com os estados de Pernambuco e Piauí, dividindo com Petrolina a importância econômica da região do Baixo Médio São Francisco, e formando com esta atualmente, o maior aglomerado urbano do semiárido. O desenvolvimento alcançado pela cidade se deve a transformação em polo agroindustrial, graças aos investimentos na região, principalmente a irrigação, que a transformou em grande produtor de frutas para exportação.

No ano de 1596, o território era percorrido pelo bandeirante Belchior Dias Moréa, encontrando sob as frondosas árvores do Juazeiro, os mascates e tropeiros que descansavam e ouviam as histórias dos povos indígenas da nação Cariri, primeiros habitantes dessas paragens.
A pequena aglomeração iniciada como “Passagem do Juazeiro” povoava-se de casas de taipa e taperas, tendo suas terras incluídas nos domínios da casa da torre dos Garcias D’Ávilas, propiciando as condições de nascimento do primeiro povoado que deu origem à cidade, ainda no século XX.

Empenhados na catequese, chegaram em 1706 os Franciscanos, aldeando os índios Tamoquins, instalando assim a missão franciscana. Nessa consolidação, foi edificada uma capela e o convento onde hoje se situa a rua 15 de novembro, no centro da cidade.

Uma imagem de Nossa Senhora, talhada em madeira foi encontrada nas grotas do rio (imediações da vila Amália) e esta conduziu à presença dos capuchinhos franciscanos. Colocada em nicho na primeira igreja construída em 1710, local da atual catedral de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro (BA), o fato foi logo aceito como um milagre e motivo para romarias. A missão de Juazeiro foi elevada à categoria de julgado, sob a jurisdição da Comarca de Jacobina no ano de 1766, quando já contava com 156 casas. Em 09 de maio de 1833, o povoado passou a vila, desmembrando-se do município de Sento-Sé.

Durante 45 anos, Juazeiro viveu sua existência de vila com escola primária, agências de correios, coletoria, assistiu à descida do Vapor Saldanha Marinho (1871) pelas águas do São Francisco e vibrou com a promulgação da Lei que autorizava a construção da estrada de ferro do São Francisco.

Em 15 de julho de 1878, a vila de Juazeiro foi elevada à categoria de cidade por força de Lei n.º 1.814 e daí por diante o presidente da Câmara, Francisco Martins Duarte, assumiu função executiva como o primeiro prefeito de Juazeiro (BA).
Indicativos não faltam da grandeza dos fatores históricos, geográficos e econômicos que dimensionam em visão de futuro, o potencial e a perspectiva desenvolvimentista de Juazeiro.

Referências:

IBGE. Brasil/Bahia/Juazeiro (2014). Disponível em: cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/juazeiro/historico. Acesso em jul. 2022.

Revista de Desenvolvimento Econômico RDE - Ano XVII (2015) Salvador, BA. Disponível em: revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/download/4024/2746. Acesso em jul. 2022.

registrado em: