Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2022 > Agosto > Turmas de Segurança do Trabalho Realizam Visitas Técnicas na Companhia Energética de Petrolina (CEP)

publicado: 23/08/2022 14h46, última modificação: 23/08/2022 15h13

De 5 a 8 de agosto, alunos do campus Juazeiro realizaram visita técnica à usina termelétrica Companhia Energética de Petrolina (CEP), responsável pela geração de energia elétrica na região no horário de pico ou no atendimento de urgência. Na supervisão dos estudantes, foram à visita também os docentes: Amenaíde Cristo , Fernanda Passos, João Paulo Reis e William Guterres .

Em um primeiro momento, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o gerente da planta, Augusto Zaluba, que contextualizou usina termelétrica, como contribui na geração de energia elétrica em todo o país e apresentou brevemente a história da empresa. Em seguida, a técnica de segurança do trabalho Cláudia Verônica apresentou a cultura de segurança do CEP e as principais atividades que realiza no seu dia a dia.

Seguiu-se a visita com a equipe técnica composta por: Rafael José, Emerson Franklin , Eronaldo Gonçalves, Herbert Jefferson e o Breno Damasceno. Esta equipe acompanhou os estudantes, em diferentes turnos ao longo do processo produtivo, desde a chegada do caminhão de óleo combustível até a casa de máquinas para geração de energia elétrica. Em cada área, foram apresentadas as atividades produtivas, os riscos associados e as medidas de segurança necessárias para prevenir acidentes de trabalho. Por fim, a visita termina na sala de controle, onde a planta pode ser operada e monitorada através do sistema de monitoramento. Lá, os alunos conversaram com os supervisores dos turnos Frederico Bezerra, Valdemir Pereira e Fábio Bezerra.

Kauan de Souza, aluno do terceiro ano de segurança do trabalho, elogiou a experiência de visualizar na prática o conhecimento das atividades realizadas pelos técnicos de segurança do trabalho, visto anteriormente na teoria, ressaltando a importância dessa atividade na formação dos profissionais.

A aluna do segundo ano de segurança do trabalho, Layane Teles, relata que esta foi sua primeira visita técnica e foi deu um retorno bastante positivo em ter conhecido a empresa, tanto por sua carreira como técnica de segurança do trabalho quanto pelo conhecimento que adquiriu ao conhecer as atividades de uma grande empresa do setor elétrico.

Para o professor João Paulo Reis, um dos decentes responsáveis pela visita técnica:

“As atividades de visitas técnicas são importantes no contexto da formação dos estudantes da educação profissional pela oportunidade de encontros com o ambiente de trabalho e seus profissionais de diversas instâncias de uma empresa, fortalecendo o ensino pela promoção da integração da teoria com a prática. Durante o planejamento, sempre prezamos por escolher locais cujo acesso pelo público externo é mais restrito, como os ambientes industriais, que sejam bons exemplos e sirvam como referência para os futuros profissionais. Após a visita, posso afirmar que foi uma excelente escolha e superou as expectativas. Sou grato a todos os funcionários da CEP que disponibilizaram tempo para nos receber e compartilhar momentos de muito aprendizado.”

Atividades como esta são de grande importância para os estudantes do campus. O Campus Juazeiro agradece à Companhia Elétrica de Petrolina pela oportunidade de aprendizado e esperamos retornar mais vezes com os nossos estudantes!