Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2021 > Julho > Campus Juazeiro abre hoje as inscrições para o evento I Jornada de Combate a LGBTQIA+fobia
conteúdo

Campus Juazeiro abre hoje as inscrições para o evento I Jornada de Combate a LGBTQIA+fobia

publicado: 06/07/2021 17h15, última modificação: 06/07/2021 17h15

O IFBA Campus Juazeiro abre hoje as inscrições para o evento I Jornada de Combate a LGBTQIA+fobia. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de Julho e contará com mesas redondas, minicursos e debates com o intuito de inserir a instituição nas discussões que envolvem a luta histórica da comunidade LGBTQIA+ contra a discriminação e as diversas formas de violência.
A inscrição do evento deve ser feita através do site: even3.com.br/lgbt_ifbajua/

 

Sobre o evento:

A I Jornada de Combate à LGBTQIA+fobia realizada pelo Instituto Federal da Bahia, campus Juazeiro, busca inserir a instituição nas discussões que envolvem a luta histórica da comunidade LGBTQIA+ contra a discriminação e as diversas formas de violência. Tradicionalmente, os meses de maio e junho mobilizam o mundo contra a LGBTQIA+fobia e em defesa do orgulho LGBTQIA+. No dia 17 de maio de 1990, a OMS retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, iniciativa que representou um passo importantíssimo no avanço dos direitos humanos. Como é de amplo conhecimento da sociedade, a iniciativa da OMS não foi suficiente para acabar com o preconceito e as violências que atingem a população LGBTQIA+, por isso é imprescindível potencializarmos reflexões sobre este tema no campo da educação. O dia 28 de junho, por sua vez, também é referência internacional na luta pelo respeito à diversidade sexual e por direitos humanos devido à Revolta de Stonewall.  No dia 28 de junho de 1969, eclodiu no Bar Stonewall Inn, na cidade de Nova York, uma importante revolta da comunidade LGBT como resposta à violência estatal - em particular ao seu braço policial - orientada contra a população LGBT. A violência policial, que era característica em diversos estados americanos, encontrou naquele dia uma onda de resistência e de contestação que se tornou um marco para o movimento LGBT+ contemporâneo. 

Tendo em vista que o compromisso com a justiça social, cidadania, ética, dentre outros valores, consiste num dos princípios norteadores do trabalho do IFBA, o campus Juazeiro promoverá, nos dias 12 e 13 de julho de 2021, a I Jornada de Combate à LGBTQIA+fobia: Uma educação emancipadora enquanto vacina contra a discriminação. Compreende-se, desse modo, a educação  como uma ação coletiva e transformadora capaz de elevar uma consciência coletiva para valorização do ser humano em suas diferenças, elemento fundamental para alavancar a dinâmica institucional e promover o desenvolvimento social. Uma educação que, sob a ótica dos Direitos Humanos, contribua para a construção de uma sociedade mais democrática, que reconheça a complexidade das diferenças individuais, assegure direitos e garantias inerentes a qualquer pessoa e assim elimine qualquer forma de discriminação. 

Na Jornada,  o IFBA campus Juazeiro receberá (virtualmente) pesquisadores, ativistas e representantes de organizações da sociedade civil para debater temas relacionados à diversidade sexual e à luta contra a LGBTQIA+fobia.

registrado em: