Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2020 > Junho > Trabalho sobre a química dos saneantes usados no combate à COVID-19, que possui professora do IFBA Juazeiro como uma das autoras, é publicado como artigo de capa da revista química nova.
conteúdo

Trabalho sobre a química dos saneantes usados no combate à COVID-19, que possui professora do IFBA Juazeiro como uma das autoras, é publicado como artigo de capa da revista química nova.

publicado: 02/06/2020 13h21, última modificação: 02/06/2020 13h21

Em virtude dos tempos de pandemia vivenciados na atualidade e da necessidade de divulgação de notícias verídicas e de fontes confiáveis de informação, os autores Maria Lair Sabóia (IFBA / Campus Juazeiro), Ramon K. S. Almeida (UFRPE / UAST), Francine Fonseca (UFMG) e Caroline Gonçalves (UNILA) uniram esforços que resultaram na escrita do artigo “A química dos saneantes em tempos de COVID-19: você sabe como isso funciona?”, publicado na revista Química Nova. No trabalho, são apresentados 5 categorias de compostos recomendados pela ANVISA e seus modos de ação com base no conhecimento da estrutura viral, resultando num material informativo e de grande suporte aos docentes e à comunidade.

A partir das informações do artigo, é possível compreender, com base em conceitos químicos gerais vivenciados no ensino médio e superior, a importância e uso correto dos compostos encontrados nos principais produtos de limpeza utilizados pela população.

O trabalho foi convidado a compor a capa da revista (volume 43, nº 5) e pode ser acessado gratuitamente no endereço http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170552. No trabalho, os autores agradecem “a todos os pesquisadores que, com maiores ou menores dificuldades, doam diariamente suas contribuições tão necessárias à construção da ciência e à disseminação do conhecimento entre os diferentes povos e nações. Graças as suas contribuições, foi possível sintetizar tudo o que fora exposto nesse trabalho e transmitir, sob um ponto de vista químico inserido em um contexto interdisciplinar, a importância da higienização e da contribuição química dos saneantes nos tempos de pandemia vividos na atualidade”.

 A capa ficará disponível na Galeria de Capas da revista, no endereço http://quimicanova.sbq.org.br/cover_gallery.asp. Graphical Abstract e PDF para download no endereço http://quimicanova.sbq.org.br/default.asp?ed=294.

registrado em: