Você está aqui: Página Inicial > Campus Juazeiro > Notícias > 2018 > Novembro > II Seminário DandaraZumbi: Resistência e Empoderamento do Povo Negro

II Seminário DandaraZumbi: Resistência e Empoderamento do Povo Negro

publicado: 22/11/2018 14h10, última modificação: 22/11/2018 16h37

A comissão organizadora II Seminário DandaraZumbi: resistência e empoderamento do povo negro junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) convida a comunidade (interna e externa) para participar do nosso evento que vai acontecer de 26 a 28 de novembro no nosso campus em Juazeiro.

Informamos que estão abertas as inscrições para as Oficinas de teatro, beleza, fotografia e artes que vão ser oferecidas na tarde e noite do dia 27/11 (favor conferir os horários antes de se inscrever). Lembramos que as vagas, em cada Oficina, são limitadas.

O nosso DandaraZumbi vai investigar os diversos temas que compõe a noção de Consciência negra como, por exemplo, o empoderamento negro, a liberdade religiosa, o racismo estrutural, as questões de gênero entre outras. Nosso compromisso e da nossa instituição é com a implementação da Lei 10.639/03 e, consequentemente, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Link para inscrições: https://www.even3.com.br/sdzjua

Local: Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA campus Juazeiro

Programação:

26/11 – ABERTURA
18:00 -
Início dos trabalhos com a Exposição de Fotografia – Empoderamento negro com a fotografia de Andreia Luciana Macedo (IFBA)
Local: Hall de entrada
19:00 - Palestra de abertura: Resistência e Empoderamento com o Professor e Vereador de Petrolina Gilmar Santos e com o grupo de Rap Três da Matina.
Mediação: Everaldo Gonçalves
21hs - Coffee break
Local: Hall de entrada

27/11
8:00 – Iniciando os trabalhos com a Apresentação “Canto da nossa raça” com Aianne Evelin Freitas da Rocha, Élen Raabe de Oliveira Rozeno, Fernanda Sanchez da Cunha, Júlio Cesar Silva Carvalho, Laiane Augusta Alves dos Santos Soeiro e Lara Sibele Lacerda Lemos.
Local: Auditório
8:20 - Roda de conversa: “Identidades resistentes” com a poetisa Ruth Maciel, com Maércio José, do Projeto Tio Zé Ba e com o Prof. Dr. Claudio Almeida (UNIVASF)
Mediação: Ewerthon Vieira
10:00 – Intervalo

10:20 - Roda de conversa: “Movimentos negros: lutas, conquistas e perspectivas de resistência” com Luana Rodrigues Diretora da Políticas para Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Queila Patrícia presidenta regional da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) e Viviane Costa Santos, Representante da Rede de Mulheres Negras.
Mediação: André Costa
12:10 – Encerrando as nossas atividades da manhã - Apresentação musical com Andressa Silva e Nívia Batista
12:30 às 14:00 – ALMOÇO

14:00 às 18:00

Intervalo: 15:40 – 16hs
Oficina sobre a Beleza negra – “Identidade crespa” – com a Professora Eline Souza da Silva (IFBA Juazeiro) e a cabeleireira Nadja Oliveira;
Local: Sala 2

Oficina de Teatro – “Práticas teatrais e as questões políticas e sociais para negros e negras” com Professor Carlos Alberto Ferreira (UNEB- Senhor do
Bonfim);
Local: Sala 6

Oficina de Fotografia com Celular – “Empoderamento é resistência” com a Professora Andreia Luciana Macedo (IFBA Juazeiro);
Local: Sala 10

CineConversa – Exibição do filme Felicidade por um fio seguida pela Roda de Conversa – “Empoderamento crespo: autoestima e aceitação” com alunas do IFBA Júlia Rafaella Ribeiro (SEG), Liz Emanuelle Nonato (ADM), Manuela Ferreira da Conceição (ADM)
Mediação: Bianca Silva Santos

NOITE:
19:00 às 21:00
Oficina de Arte - “Arte de protesto: Estereotipificação negra e ações afirmativas” com a Professora Laise Gomes (IFBA Juazeiro);
Local: Sala de artes
Roda de conversa – “A questão quilombola: o que precisamos saber para abraçar essa causa” com Danilo Moreira, membro do Movimento Antirracista do Vale (MAV), Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Extensão Rural e a Profa. Dra. Marcia Guena (UNEB), Coordenadora do Projeto de Pesquisa Perfil Fotoetnográfico das populações quilombolas da região submédio do São Francisco: Identidades em Movimento.
Mediação: Grazyelle Reis
28/11 – ENCERRAMENTO
8:00 – Apresentação cultural com Ketlen Paes landim, Maraiza Oliveira, Lívia Reges, Josilane da Gama, Sidevaldo Vinícius, Eliane de Souza, Ana Clara Bezerra, José Edson da Conceição e Letícia Araújo. Roda de Conversa: “O empoderamento do homem negro” com os Professores do IFBA Altair Paim, André Costa, Everaldo Gonçalves e Onécio Ribeiro.
Mediação: Daisa Valverde

10:20 - Roda de Conversa: “O legado das religiões de matriz africana e a defesa do seu solo sagrado contra a intolerância religiosa” com a Ialorixá Oyá Gnan, Mãe Adelaide Santos, do terreiro Ilê Abasy de Oyá Gnan e a Ialorixá Edna Rosa, do terreiro Ilê Ase Ayará Onyndacor
Mediação: Adriana Pinheiro
11:20
Exposição do produto da oficina de artes “Arte de protesto: Estereotipificação negra e ações afirmativas”; Exposição do produto da oficina de fotografia com celular – “Empoderamento é resistência”;
12:00
Resultado do II Concurso de Redação Biblioteca do IFBA;
Encerramento: Espetáculo – o produto da oficina de teatro “Práticas teatrais
e as questões políticas e sociais para negros e negras”.

Link para inscrições: https://www.even3.com.br/sdzjua