Geral
CORES - Coordenação de Registros Escolares
A Coordenação de Registros Escolares (CORES) e Registros Acadêmicos (CRA) tem por finalidade a guarda e o controle dos registros escolares e acadêmicos com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno, receber, processar e distribuir informações, desde o seu ingresso na instituição, à expedição e registro do certificado de conclusão.
Algumas atividades desenvolvidas:
- Efetivação, renovação, trancamento e cancelamento de matrícula;
- Reintegração ao curso;
- Transferência de aluno (Interna e externa);
- Atestados de matrícula;
- Atestados de frequência dos alunos;
- Declarações diversas;
- Confecção de diário de classe;
- Recebimento diário do professor;
- Justificativa de faltas de alunos;
- Aproveitamento de conteúdos de disciplinas;
- Segunda chamada de avaliações;
- Emissão de histórico escolar;
- Elaboração de relatório de notas;
- Boletins de desempenho escolar;
- Registro e encaminhamento de Diplomas e Certificados de conclusão de curso;
- Controle dos requerimentos dos alunos (justificativa de faltas, 2ª chamada, transferência, histórico, boletim, trancamento, cancelamento etc.);
- Atualização de documentos cadastrais;
- Promover a guarda e emissão de documentos escolares relativos à vida acadêmica dos alunos;
- Relatório de resultado final;
- Registro das notas finais de cada disciplina informada no diário do professor de cada turma;
- Registro e expedição do Certificado ENEM;
- Cadastramento: SISTEC;
- Cadastramento: EDUCACENSO;
- Cadastramento: SISTEMA PRESENÇA;
- Cadastramento: SIGA EDU;
- Registrar todos os alunos matriculados por curso.
- Outras atribuições
Mais atribuições Coordenação de Registros Escolares (CORES) e Registros Acadêmicos
I. Coordenar e supervisionar as matrículas dos discentes nas disciplinas de acordo a matriz curricular de cada curso;
II. Supervisionar a vida acadêmica e arquivo de documentos pessoais dos discentes;
III. Manter atualizado o registro de currículos e ofertas de disciplinas;
IV. Supervisionar e conferir a expedição de documentos, de registros e de diplomas;
V. Gerenciar e controlar todas as atividades acadêmicas de sua responsabilidade;
VI. Supervisionar e organizar a sistemática de guarda dos documentos
vitalícios dos discentes;
VII. Controlar os processos de conclusão e de certificação de curso;
VIII. Auxiliar na conferência de informações acadêmicas endereçadas a outros órgãos;
IX. Assinar, junto ao Departamento de Ensino, os diversos documentos emitidos, tais como declarações, certidões e históricos;
X. Efetuar e cadastrar transferência recebida (interna e externa), reintegração, trancamento, cancelamento e desistência;
XI. Efetuar o cadastro dos cursos, matrizes curriculares e suas atualizações;
XII. Manter em arquivos as ementas das disciplinas e os programas analíticos;
XIII. Expedir os diversos tipos de documentos acadêmicos, como históricos, transferências, declarações, atestados, dentre outros;
XIV. Acompanhar e registrar os pedidos de dispensa de disciplina, regime de excepcionalidade, adaptações, dentre outros;
XV. Auxiliar na elaboração e controle de relatórios, questionários, consultas e outros;
XVI. Emitir relatórios finais referentes à situação dos discentes dentro do período letivo;
XVII. Efetuar o cadastro, atualização e acompanhamento permanente da vida acadêmica tanto no âmbito interno do Campus como em âmbito nacional, conforme cronograma estabelecido pelo MEC;
XVIII. Preparar os processos para a emissão de diplomas e certificados, registrar ou encaminhar ao órgão competente para registro;
XIX. Prestar informações referentes a dados quantitativos de discentes diplomados;
XX. Controlar os processos de conclusão de curso e de colação de grau;
XXI. Elaborar as atas de colação de grau dos cursos de graduação;
XXII. Propor a data no calendário para os discentes que desejam participar da colação de grau;
XXIII. Instruir processo de colação de grau de gabinete;
XXIV. Enviar e receber correspondências e documentos relacionados ao setor e protocolá-los quando necessário;
XXV. Realizar a recepção e o atendimento ao público, inclusive por meio telefônico quando se tratar de assuntos relacionados ao setor;
XXVI. Controlar a entrega aos requerentes dos documentos solicitados;
XXVII. Manter a organização e atualização dos formulários utilizados;
XXVIII. Compor e manter atualizados os arquivos acadêmicos;
XXIX. Manter os murais atualizados com as informações necessárias;
XXX. Exigir declaração de “Nada Consta” da Biblioteca, nos casos de solicitação de documentos que impliquem no afastamento ou desligamento do discente da instituição;
XXXI. Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.
Horários de Atendimento: Segunda à Sexta
- Manhã: de 8h às 12h;
- Tarde: de 13h as 17h;
- Noite: de 18h às 22h.
Equipe:
Eginaldo Bonfim - Coordenador da CORES
- Tel.: (71) 2102-0401 / Ramal: 7012
- E-mail: eginaldo.bonfim@ifba.edu.br
Sandra Bandeira Martins - Assistente em Administração
- Tel.: (71) 2102-0401 / Ramal: 7012
- Portaria: Portaria nº - 2.126 de 28 de setembro de 2015
- E-mail: cores.jua@ifba.edu.br