conteúdo

PROGRAMAÇÃO

JORNADA PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA REITORIA DO IFBA

06 A 10 DE MARÇO DE 2023

TEMA: EDUCAÇÃO EM REDE: OS DESAFIOS DA GESTÃO SISTÊMICA
DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 
E TECNOLÓGICA NO IFBA




06/03 – SEGUNDA-FEIRA

08:30 – Abertura para credenciamento
09:00 – Início da Reunião do CODIR – Sala de Reuniões da Reitoria
09:00 – Início da Reunião do Fórum de Diretores De Ensino – Sala
Brasil – África

07/03 – TERÇA-FEIRA

08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura Oficial da Jornada Pedagógica e Administrativa da
Reitoria.
10:00 – Conferência de Abertura – “Educação para a construção da liberdade e da emancipação social” – Prof. Dr. Vladimir Safatle  (USP) / Med. Eric Barreto (IFBA/PROEX) - 

Local: Auditório 2 de julho.

11:30 – Lançamento de Livro – Em um com o impulso. Autor: Vladimir Safatle.

13:30 – Apresentação da metodologia dos Planejamentos Táticos
Setoriais 2023.
15:30 – Palestra 1 – O Planejamento Estratégico da Administração
Pública nas Instituições de Ensino – Prof. Dr. Marcelo de Souza
Bispo (UFPB) / Med. Rivailda Argolo (IFBA/DPGQ-PRPGI) 
Local: Auditório 2 de julho.
17:00 – Atividades livres e culturais.
09:00 – 16:00 - Projeto TEIAS – Circuito de Economia Solidária.

08/03 – QUARTA-FEIRA

08:30 - Palestra 2 – Os desafios da (re)construção da Educação
Profissional e Tecnológica – Prof. Dr. Gustavo Henrique Moraes (UNB/INPE) – Med. Profa. Tereza Kelly / Local: Auditório 2 de julho..
10:30 – Palestra 3 – O valor da Educação pública no Brasil: avanços
e retrocessos das políticas educacionais nos últimos 10 anos – Prof. Dr. Daniel Cara (USP) / Med. Indaiara da Silva  (iIFBA/PROEN) / Local: Auditório 2 de julho.


13:30 – Painel de Discussão 1 – Os Desafios Curriculares para a
Permanência e Êxito na EPT do IFBA – Profa. Dra. Mariana
Fernandes dos Santos (IFBA) / Profa. Graziela Ninck (IFBA) /  Med. Cacilda
Ferreira dos Reis (IFBA – DAES/DPAAE).
15:30 - Palestra 4 – Educação, comunicação e desinformação –
Profa. Dra. Malu Fontes (UFBA) / Med. Helen Sampaio (IFBA/DGCOM) /
Local: Auditório 2 de julho.
17:00 – Atividades livres e culturais – Grupo Maracatu Ventos de
Ouro.
09:00 – 16:00 - Projeto TEIAS – Circuito de Economia Solidária.

09/03 – QUINTA-FEIRA

08:30 – Painel de Discussão 2 – A Lei 10.639/03 vinte anos depois –
Profa. Ms. Vilma Reis / Prof. Ms. Samuel Santana Vida / Med. Soraia
Brito (IFBA/PROEX) / Local: Auditório 2 de julho.
10:30 – Palestra 5 – Proteção e Privacidade dos Dados Pessoais –
Profa. Ms. Gracieth Mendes Valenzuela / Med. Márcio Melo
Oliveira (IFBA/DGTI) / Local: Auditório 2 de julho.
13:30 – Lançamento de livros – Auditório 2 de Julho / Praça da
Reitoria do IFBA.
15:30 - Palestra 6 – Ciência, tecnologia e cultura: tripé da Educação
Profissional e Tecnológica – Prof. Dr. Roberto Amaral / Med. Juliano Lopes (IFBA/PIS) - Local: Auditório 2 de julho.
17:00 – Atividades livres e culturais.

10/03 – SEXTA-FEIRA

08:30 – Conferência de Encerramento – O Trabalho como princípio
educativo em tempos de Neoliberalismo – Profa. Dra. Acácia
Kuenzer.
10:30-17:00 – Apresentação do Planejamento Tático Setorial da
Reitoria.


Lista de Lançamento de Livro
Data: 09/03/2023 – Quinta – 13:30
Local: Auditório 2 de julho e Praça Anílson Cerqueira


Título: Do memorial ao artigo científico: dicas práticas para inserção na jornada acadêmica
Autora: Elane Nardotto Rios
Resumo: Este livro, fruto de cursos de extensão no Instituto Federal da Bahia – campus Jequié, objetiva balizar a relação de ensino-aprendizagem entre docentes e estudantes, no que concerne à apropriação de gêneros textuais científicos-acadêmicos, em especial, memorial, projeto de pesquisa e artigos-resumos científicos. Como docentes da interface Educação-Linguística, tentamos preparar o escrito que segue de forma lúdica, com uma linguagem acessível para que estudantes – desde o Ensino Médio até mestrandos/doutorandos – possam acessar e compreender as nuances que perpassam os gêneros que expomos. Esperamos que tal material possa ser aproveitado pela comunidade acadêmica. Essa foi a nossa intenção, inicialmente nos cursos de extensão e, agora, na publicação deste livro
Editora: Via Literarum

Título: Verdades de um Coração Ferido
Autora: Roberta Meira Ferreira Pereira
Resumo: “VERDADES DE UM CORAÇÃO FERIDO” É um livro de poesias que vai encantar você! Com muito amor e carinho a autora compartilha em forma de poesia sentimentos como amor, saudade, alegria, tristeza, gratidão, amizade, dentre outros sentimentos e pensamentos que fará você leitor viajar num mar de emoções. Esta obra reflete os sentimentos de uma poeta que vivenciou o amor e o sofrimento desde bem jovem e os transformou em versos que podem abraçar e confortar você, ao mesmo tempo em que pode te fazer sonhar ou velejar no oceano de amor e paixão. “Verdades de um coração ferido” vai te mostrar que todos os sentimentos são verdadeiros e que nunca devem ser invalidados, pois são verdades profundas que habitam em nosso coração.
Editora: Valleti Books

Título: A horda heterogênea. Resistência delituosa dos subalternos na formação do estado nacional, Bahia, 1821-1853.
Autor: Igor Gomes Santos
Resumo: Um livro para compreender relações múltiplas e dinâmicas envolvendo Estado, bandidos, autoridades públicas e segmentos da elite senhorial (potentados rurais) nos sertões da Bahia da primeira metade do século XIX, no complexo processo de formação do Estado nacional. Com histórias de furtos e roubos perpetrados por desertores das ainda incipientes forças militares nacionais, são acompanhadas as 'comunidades volantes' e a 'horda heterogênea', que se tornaram símbolos de temor da sociedade escravista rural, acirradas disputas políticas entre famílias e a crescente repressão, criminalização e judicialização imposta aos homens livres pelo Estado nacional nascente. Apoiado por vasta pesquisa a fontes originais e inéditas, uma pesquisa que identifica formas de autonomia, resistência, negociação e acomodação entre os chamados bandidos e amplas articulações, incluindo grupos sociais subalternizados. Leitura indispensável para o interessado nas conexões entre banditismo, escravidão e formação da nação.
Editora: EDUFF

Título: Travessuras de Bagunçona
Autora: Jovenice Ferreira Santos
Resumo: Travessuras de Bagunçona de autoria de Jovenice Ferreira Santos, com ilustrações de Jéssica França, publicado pela Editora Kalango, é um livro infantil colorido e divertido, inspirado no cotidiano familiar da autora, retratando aventuras engraçadas vividas por filha e sobrinhos.
Editora: Kalango

Título: O que tem no quintal da bisa?
Autor: Rui Carlos Mota
Resumo: Literatura infanto-juvenil, onde trás a memória afetiva de relação de quatro gerações com um quintal, onde hoje os bisnetos brincam é um ensina ao outro a importância da preservação do meio ambiente, pela ótica de duas crianças.
Editora: Kalango

Título: O uso da informação no desenvolvimento político eleitoral brasileiro
Autora: Isabel Cristina de Oliveira Souza
Resumo: 

Título: Caderno de Estudos GPEC Ideologia: uma introdução
Autora: Catiane Rocha Passos de Souza, Marijane de Oliveira Correia e Solange Maria de Souza Moura
Resumo: Com o objetivo de tratar sobre o conceito “Ideologia” de forma mais informal, leve e objetiva, sem abrir mão da seriedade e do respaldo teórico que esse tema tão complexo exige, o "Caderno de Estudos GPEC Ideologia: uma introdução", concebido pelo GPEC, pretende alcançar a comunidade acadêmica, que engloba pesquisadores, professores, técnicos e estudantes, mas, sobretudo, propõe romper os muros da academia, na exposição com linguagem acessível a qualquer pessoa interessada em discutir sobre a ideologia, suas estratégias e suas formas de materialização na sociedade contemporânea.
Editora: EDIFBA

Título: Educação profissional: entre o acesso e a exclusão.
Autora: Maiusa Ferraz Pereira Santos
Resumo: Este livro é um convite à reflexão sobre como se estabeleceu um abismo entre o acesso e a conclusão nos cursos de nível médio, na forma articulada integrada de Educação Profissional, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Busca também identificar na história dessa modalidade de educação as políticas públicas que corroboraram para que o quadro de exclusão educacional fosse estabelecido nessas instituições, por meio de processos de evasão e reprovação escolar. Para exemplificar como vêm ocorrendo esses mecanismos excludentes, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. A autora divide a obra em três capítulos: o primeiro sobre a democratização da educação e a história da educação profissional no Brasil, o segundo revela a evasão e reprovação escolar como as duas faces da exclusão educacional e o terceiro expõe como esses problemas ainda persistem no âmbito da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A obra destina-se a todos aqueles que querem se aprofundar em temas como educação-trabalho, democratização da educação e exclusão escolar, sendo uma leitura imprescindível para cursos de formação de professores e para educadores que atuam no contexto da formação profissional. Que a leitura desta obra possibilite um debate aberto sobre os temas abordados e que cada um deles possa conduzir a outras inúmeras discussões que venham a reverberar em ações de permanência e êxito.
Editora: EDIFBA


Título: Políticas públicas educacionais: diálogos com pesquisadoras e pesquisadores
Autora: Cacilda Ferreira dos Reis
Resumo: O livro Políticas públicas educacionais: diálogos com pesquisadoras e pesquisadores é fruto da atividade extensionista do componente curricular Políticas Públicas da Educação, integrante do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no ano de 2021. A obra busca refletir criticamente acerca das políticas públicas e educacionais brasileiras, com base nos marcos legais e referenciais teóricos, na perspectiva de compreender e apreender seus determinantes, mediações e articulações com as demais políticas sociais, agentes e interesses que subjazem, sem perder de vista o contexto da crise sanitária, em escala mundial, decorrente da pandemia da Covid-19. O livro é resultante de diálogos sobre Políticas Públicas da Educação, seus fundamentos teóricos, suas lacunas e seus impactos no cenário complexo do cotidiano escolar e no desenvolvimento de currículos encarnados no contexto das práticas de ensino.
Editora: Pimenta Cultural


Título: A Rainha do mar. Quem é Yemanjá no imaginário de pescadores do Rio Vermelho?
Autora: Celiana Maria dos Santos
Resumo: A obra trata de identidade cultural, com recorte da cultura negra. Problematiza a representação de um ícone da cosmogonia Africana, a frente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. Trata-se de Yemanjá, cuja origem mitológica pertence a povos negroides e portanto, neste sentido, de uma representação mesclada de uma mulher branca com cauda de peixe. Tal estética se apresenta à maneira de um deslocamento identitário, numa cidade, majoritariamente constituída por populações de negras/negros e afrodescendentes. Desse modo buscou-se uma hipotese de significação da representação em cena. itariamente constituída por populações negras.
Editora: Sagga Editora.