Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > SECITEC > A SECITEC
conteúdo

A SECITEC

publicado: 31/07/2018 18h06, última modificação: 31/07/2018 18h06

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) caracteriza-se como o maior evento técnico-científico voltado para a geração, a divulgação e a difusão da ciência e da tecnologia fomentadas no Médio Rio das Contas, organizado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus de Jequié. A qualidade dos trabalhos apresentados e o volume de produção científica são fruto da interação com outros Centros de Pesquisa, Faculdades e Universidades da região centro-sul da Bahia.
Soma-se quatro edições do evento realizadas anteriormente, em 2013, 2014, 2015 e 2017, resultando no formato atual, cuja última edição contou com a publicação de 50 resumos expandidos nos Anais do Evento, além da realização de 20 minicursos e da exposição de diversos experimentos científicos. Credita-se o sucesso de crítica ao evento mediante a qualidade de sua programação científica e cultural e, também, pelo fato de ter atraído um público inscrito e visitante crescente, sendo estimado em aproximadamente 1200 pessoas durante a sua semana de programação em 2017, incluindo também suas ações itinerantes em municípios da região como Ipiaú e Jaguaquara. Estas ações permitiram uma aproximação entre discentes, pesquisadores e comunidade, tendo como um de seus produtos a publicação anual do Caderno de Resumos (ISSN 2358-5013).
Desta forma, pretende-se dar continuidade à trajetória de sucesso da SECITEC no sentido de promover um espaço democrático para a produção e divulgação científica e cultural mediante a realização de palestras, exposições e mostras em praças públicas, conferências, oficinas, minicursos, apresentações de experimentos e trabalhos científicos. Em 2018, o evento pauta-se, sobretudo, na temática "Ciência para a Redução das Desigualdades", de modo a contribuir para a difusão do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar geradora de tecnologias sociais e aplicadas à redução da pobreza e das desigualdades e voltadas à promoção do desenvolvimento local, regional e nacional, calcado em ações das diferentes áreas do saber científico, principalmente das ciências sociais e humanas em consonância com as ações transversais do desenvolvimento sustentável.
A intensa programação científica e de divulgação de tecnologias voltadas para a redução de desigualdades, articula-se com o espírito e os propósitos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018, sob a temática "Ciência para a Redução das Desigualdades", em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 10, o qual a redução da pobreza no mundo.
A programação será aberta a todos os públicos, com atividades voltadas para a interação entre a comunidade e o Instituto Federal da Bahia, Campus Jequié, que continuamente se encontra receptivo à comunidade local e regional. É importante salientar que as atividades principais do evento terão tradução simultânea em libras, no sentido de oportunizar a acessibilidade necessária a todas as pessoas e reduzir a desigualdade de acesso ao espaço da academia e ao conhecimento científico.
Nessa perspectiva, o IFBA, campus Jequié saúda e dá as boas-vindas a todos e todas os/as participantes da sua V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia.