Você está aqui: Página Inicial > IFBA Jequié > Notícias > 2025 > Mai > IFBA Jequié inicia produção de livro coletivo inspirado na obra “Querido Estudante Negro”
conteúdo

Produção de livro

IFBA Jequié inicia produção de livro coletivo inspirado na obra “Querido Estudante Negro”

por Ivan Bezerra — publicado: 07/05/2025 14h19, última modificação: 22/07/2026 15h58
Projeto reúne cartas-respostas escritas por estudantes a partir da leitura da obra de Bárbara Carine. Publicação será lançada durante a próxima edição da FLIRFEP, em parceria com o NEABI e o NAC.

A fase inicial de produção de um livro coletivo desenvolvido por estudantes do IFBA campus Jequié, inspirado na leitura do livro Querido Estudante Negro, da professora e autora Bárbara Carine, está na publicação de um Portfólio.

A iniciativa é fruto da parceria entre o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e a FLIRFEP (Feira Literária da Rede Federal da Bahia), e tem como objetivos incentivar a escrita literária entre os estudantes, promover o fortalecimento das identidades negras e estimular reflexões com base em perspectivas decoloniais.

O projeto culminará na publicação de um livro composto por 50 cartas-respostas escritas pelos alunos, que será lançado oficialmente durante a próxima edição da FLIRFEP. A obra busca não apenas dialogar com o texto de Bárbara Carine, mas também dar visibilidade às vozes e vivências dos estudantes do campus, por meio da literatura.

>> Acesse AQUI o Portfólio deste projeto.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents