Você está aqui: Página Inicial > IFBA Jequié > Notícias > 2022 > Outubro > Estudantes do campus fazem apresentação de robótica em Feira Estudantil

Estudantes do campus fazem apresentação de robótica em Feira Estudantil

por Ivan Bezerra publicado: 05/10/2022 14h57, última modificação: 31/07/2023 11h47

O IFBA campus Jequié participou da 1ª Feira das Estações do Saber promovida pelo Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Jequié (antigo Colégio Estadual Luiz Viana Filho), evento que busca ampliar os conhecimentos dos estudantes a partir do que se produz de tecnologia e inovação em outras instituições de ensino tecnológico e de nível superior, como é o IFBA. Para a direção do colégio, parcerias com outras instituições de ensino são essenciais para a promover inovações pedagógicas em processos curriculares e ressignificar processos de ensino.

Acompanhados do professor Andrique Amorim, os estudantes do IFBA fizeram uma apresentação da robótica educacional desenvovida no IFBA Jequié, e que utiliza kits de robótica da LEGO Mindstorms na construção e programação de artefatos robóticos para realizar diferentes ações.

Foram apresentados os seguintes experimentos:

1. Robô seguidor de linha com sensor de luminosidade
  2. Robô móvel com dispositivo de captura de objetos
  3. Robô móvel controlado remotamente com braço mecânico articulado
  4. Robô para desvio de obstáculos

A preparação dos experimentos exigiu dos estudantes do IFBA o exercício prático de linguagem de programação, raciocínio lógico e de robótica. Com a combinação correta dos códigos é possível estabelecer uma sequência de comandos que utilizam valores lidos pelos sensores dos robôs, bem como movimentos produzidos pelo acionamento de motores. “A robótica funciona como uma ferramenta de aprendizagem capaz de instigar os estudantes na resolução de problemas, estimulando, por exemplo, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, o compartilhamento de informações. É uma aprendizagem significativa e concreta”, explica o professor Andrique Amorim.

O grupo de robótica que participou da apresentação é composto pelos seguintes estudantes do 3º ano do curso Integrado de Informática do IFBA Jequié:

• Samily Oliveira Sena
  • Andrey Novaes de Jesus Barreto