Você está aqui: Página Inicial > IFBA Jequié > Notícias > 2022 > Novembro > VIII SECITEC 2022 - o reencontro com a educação, a ciência e a tecnologia no IFBA Jequié
conteúdo

VIII SECITEC 2022 - o reencontro com a educação, a ciência e a tecnologia no IFBA Jequié

por Ivan Bezerra publicado: 04/11/2022 16h28, última modificação: 31/07/2023 11h46

A oitava edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA campus Jequié - VIII SECITEC celebrou em 2022 os 10 anos de criação do campus e os 200 anos da Independência do Brasil com todo avanço nas áreas da ciência, tecnologia e inovação brasileiras neste período.

A retomada do modelo presencial do evento, com o controle da pandemia de Covid 19, proporcionou momentos ricos em troca de conhecimento e de experiências educacionais, além da emoção dos encontros reais em torno das apresentações artísticas e culturais, de palestras e mesas redondas, de minicursos e mostras científicas. O palco principal do evento, o Auditório do campus, sempre cheio de estudantes do IFBA e de visitantes, foi o retrato da importância do evento para a promoção daquilo que envolve a educação, a ciência, a tecnologias e a inovação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, instituída pelo Decreto Presidencial de 2004, é realizada anualmente em todo território nacional durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. Em Jequié, o evento foi realizado entre os dias 23 e 29 de outubro, e já está consolidado como um dos principais da região voltados à promoção e ao estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Em 2022, o estímulo à prática esportiva teve destaque na SECITEC com o desafio de caminhada e corrida na semana que antecedeu o evento, o Desafio 60k, e o I IFBIKE, com ciclistas percorrendo o trecho entre o alto da Prefeitura e o campus Jequié, no dia 23.

No dia 26, aconteceu a Solenidade de Abertura oficial da VIII SECITEC, um encontro entre a diretoria do IFBA Jequié, autoridades regionais, estudantes locais e visitantes. Todos participaram de debates em torno dos temas "O papel da educação profissional" e "Educação e Tecnologia" e, por fim, foram entregues homenagens a personalidades locais escolhidas, via internet, pela comunidade.

Confira a lista dos homenageados

  • Nélia Maria Veiga de Bulhoes - Educação
  • Eduardo Nagib Boery (in memoriam) - Ciência
  • Josemary de Andrade Santos - Tecnologia
  • Celso Galvão D' Andrade Neto - Inovação
  • José Carlos Britto Filho (Zéu Britto) - Arte e Cultur
  • Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho - Meio Ambiente
  • Aroldo Paulino Brito - Organização social

O primeiro dia seguiu com uma apresentação cultural e a Mesa Redonda "Ciência e Tecnologia em Jequié" com representantes de instituições à tarde e os minicursos à noite.

O segundo dia do evento começou com os minicursos e, no fim da tarde, teve apresentação de trabalhos científicos em posters e experimentos. À noite, Mesa Redonda "Ciência e Tecnologia em Jequié" com representantes de empresas.

No terceiro dia, destaque para as apresentações orais de trabalhos científicos e apresentações culturais pela manhã. À tarde, aconteceu uma competição de robótica. 

O sábado (29), último dia da VIII SECITEC, foi reservado para a premiação dos melhores trabalhos, do desafio da caminhada, além dos medalhistas da Olimpíada Nacional de Ciência - ONC 2022.

Toda programação do evento continua disponível no site oficial. Acesse aqui.

Para conferir outras fotos do evento, acesse a página do IFBA campus Jequié no Facebook.