Você está aqui: Página Inicial > IFBA Jequié > Notícias > 2022 > Novembro > I Semana de Engenharia Mecânica - IFBA Jequié

I Semana de Engenharia Mecânica - IFBA Jequié

por IFBA Campus Jequié publicado 11/11/2022 14h08, última modificação 31/07/2023 11h45
Reconhecimento, curricularização e outras questões de curso

18 de novembro (sexta-feira)

1 Reunião com a Direção de Ensino, Direção Geral, Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim (das 08h30 às 09h30):

1.1 Impactos da Curricularização da Extensão e da Reformulação Curricular nos Indicadores Acadêmicos;
1.2 Reconhecimento do Curso de Engenharia Mecânica;
1.3 Indicadores Acadêmicos e Matriz Orçamentária CONIF;
1.4 Análise de Conjuntura e impacto na criação de novos cursos.

2 Reunião com Direção de Ensino, Direção Geral, Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim (das 09h30 às 10h30):

2.1 Sistemas Federais (SISTEC e Educacenso);
2.2 Sistema Institucional SUAP;
2.3 Integração e a confiabilidade dos dados;
2.4 Geral própria de relatórios e indicadores;
2.5 Responsabilidades Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) e responsabilidades da Instituição na produção de indicadores.

3 Reunião com a Coordenação de Engenharia Mecânica (CEMEC), Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC) e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim sobre os pontos (das 10h30 às 11h30):

3.1 Alinhamento para a reunião da tarde com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) sobre Curricularização da Extensão e Reformulação Curricular;
3.2 O que ocorrer.

INTERVALO - Almoço (das 11h30 às 14h)

4 Reunião com a Coordenação de Engenharia Mecânica (CEMEC), Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Mecânica, Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC), Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPPI) e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim (das 14h às 16h):

4.1 Curricularização da Extensão: uma realidade imposta pela legislação e uma oportunidade de inovação;
4.2 Operacionalização da Curricularização da Extensão: relato de experiências exitosas e proposições;
4.3 Reformulação curricular: integração ensino, pesquisa, inovação e extensão;
4.4 Indicadores acadêmicos e impacto na gestão do curso;
4.5 Instrumentos de avaliação dos cursos de graduação em Engenharia.

INTERVALO - Coffee Break (das 16h às 16h30)

5 Reunião Plenária com a Coordenação de Engenharia Mecânica (CEMEC), Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Mecânica, Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, Docentes do Curso de Engenharia Mecânica, Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC), Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPPI), Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim (das 16h30 às 17h30):

5.1 Capacitação sobre o Currículo das Engenharias e a operacionalização do PPC de Engenharia Mecânica;
5.2 Discussão sobre as Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) para as Engenharias e principais Resoluções do Sistema CONFEA-CREA-BA;
5.3 Indicadores acadêmicos e impacto na gestão dos cursos de Engenharia (enfoque no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
5.4 Trâmites Institucionais essenciais.

INTERVALO - Coffee Break (das 17h30 às 19h)

6 Mesa redonda tendo como público alvo os estudantes do Curso de Engenharia Mecânica, extensiva aos Docentes do Curso de Engenharia Mecânica e interessados (das 19h30 às 21h):
Abertura: Prof. Doutor Márcio Andrade Rocha, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

6.1 Temática 1: "A Curricularização da Extensão e a Reformulação Curricular dos Cursos de Engenharia do IFBA" (duração: 40 minutos)
Palestrante: Prof. Mestre Rodrigo Assis Bonfim, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Engenharia Elétrica do Campus Vitória da Conquista e Membro da Comissão Institucional de Avaliação Interna de Cursos Superiores (2020-2022) (Portaria Interna IFBA nº 2873 de 17 de agosto de 2020)
6.2 Temática 2: "Extensão tecnológica, inovação e perspectivas de mercado de trabalho para os futuros Engenheiros egressos do Campus Jequié" (duração: 40 minutos)
Palestrante: Prof. Mestre Vicente Cajueiro Miranda, Docente do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Jequié
Mediador: Prof. Mestre Anderson Brito da Silva, Docente do Curso de Engenharia Mecânica e Assistente do Departamento de Ensino - DEPEN

INTERVALO - Jantar (das 21h às 22h)

19 de novembro (sábado)

7 Workshop com a Coordenação de Engenharia Mecânica (CEMEC), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Mecânica e o Prof. Rodrigo Assis Bonfim (das 08h30 às 11h30):

7.1 Alinhamentos e encaminhamentos com a Coordenação de Engenharia Mecânica (CEMEC), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Mecânica, e a Direção de Ensino do Campus Jequié;
7.2 Briefing com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Mecânica.

ENCERRAMENTO