Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2021 > Novembro > Conselho de Campus do IFBA Jequié é empossado

Conselho de Campus do IFBA Jequié é empossado

Empossado o Conselho de Campus do IFBA Jequié. Sonho antigo da comunidade, o marco histórico se deu no último dia 21 de outubro. Após a cerimônia de posse aconteceu a 1ª reunião ordinária do Conselho, que deliberou pelo ingresso do campus na Fase 1 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, escolheu e indicou os representantes do campus junto ao CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e aprovou os calendários acadêmicos dos cursos técnicos integrados e subsequentes, bem como o do curso superior de Engenharia Mecânica, que antes só podiam ser aprovados via CONSEPE.
publicado: 08/11/2021 03h50, última modificação: 11/11/2021 11h07

Após dez anos de sua fundação, o IFBA Campus Jequié, enfim, tem um Conselho de Campus. Sonho antigo da comunidade, o marco histórico se deu no último dia 21 de outubro. Em uma única noite, aconteceu, de forma virtual, a cerimônia de posse e a 1ª reunião ordinária do Conselho, com importantes pontos de pauta.

Após quase quatro horas de reuniões, seguindo-se à posse dos(as) Conselheiros(as), importantes decisões foram tomadas. O Conselho teve como principal ponto de pauta a deliberação sobre a mudança de fase do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, aprovado pelo CONSUP (Conselho Superior do IFBA). Ficou decidido, de forma unânime, o ingresso do campus na Fase 1, o que permitirá o início das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, a partir do dia 17 de novembro. Em seguida procedeu-se à escolha e indicação dos representantes do campus junto ao CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Por fim, foram aprovados os calendários acadêmicos dos cursos técnicos integrados e subsequentes, bem como o do curso superior de Engenharia Mecânica, que antes só podiam ser aprovados via CONSEPE.

O Conselho de Campus é um órgão propositivo e consultivo, que tem a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e de zelar pela correta execução das políticas do Instituto Federal da Bahia em cada Campus. A criação desse Conselho, além de trazer maior celeridade às decisões tomadas no âmbito do IFBA, também promove uma gestão mais democrática, uma vez que toda a comunidade elege seus representantes junto a ele.

Integrado por membros titulares e suplentes designados pela Reitora, Luzia Mota, através da Portaria número 3707, de 14 de outubro de 2021, o Conselho de Campus do IFBA Jequié possui a seguinte composição titular:

1. Luciano Pestana Santos (Diretor Geral – Presidente do Conselho de Campus);
  2. Fábio Jesus dos Santos (Diretor de Ensino);
  3. Edson Gonçalves dos Santos (Diretor de Administração e Planejamento);
  4. Bárbara Soares Campinho Amorim (Chefe de Gabinete);
  5. Rita de Cássia Souza de Queiroz Lopes (Representante titular eleita do corpo docente);
  6. Márcio Andrade Rocha (Representante titular eleito do corpo docente);
  7. Natalie Sales dos Santos Vieira (Representante titular eleita do corpo técnico-administrativo);
  8. Nilma Gonçalves de Jesus (Representante titular eleita do corpo técnico-administrativo);
  9. Saulo Alves de Souza (Representante titular eleito do corpo discente);
  10. Jamilson da Silva Souza (Representante titular eleito do corpo discente);
  11. Jess Carlos Monteiro Júnior (Representante titular eleito dos egressos);
  12. Julimaria Silva dos Santos (Representante titular eleita dos pais de estudantes);
  13. Dickson Magno Silva (Representante titular de instituições econômicas e da sociedade civil do município ou região – Conselho Comunitário de Jequié);
  14. Jefferson Andrade da Silva (Representante titular de instituições econômicas e da sociedade civil do município ou região – Colegiado de Desenvolvimento Territorial/Território do Médio Rio das Contas);
  15. Mateus Ribeiro Azevedo (Representante titular de instituições econômicas e da sociedade civil do município ou região – ACIJ – Associação Comercial Industrial de Jequié).

E a seguinte composição suplente:

1. Wesley Matos Cidreira (Representante suplente eleito do corpo docente);
  2. Cleber Vinicius Lima Ferreira (Representante suplente eleito do corpo discente);
  3. Djair Maykon de Novaes Miranda (Representante suplente eleito dos egressos);
  4. Josafa de Jesus Nunes dos Santos (Representante suplente eleito dos pais de estudantes);
  5. Luís Henrique Silva Malta (Representante suplente de instituições econômicas e da sociedade civil do município ou região – Conselho Comunitário de Jequié);
  6. Hugo Alexandre Moura Brito (Representante suplente de instituições econômicas e da sociedade civil do município ou região – ACIJ – Associação Comercial Industrial de Jequié).

O mandato dos(as) Conselheiros(as) é válido por dois anos e estende-se até 21 de outubro de 2023.

Desejamos boa sorte e sapiência aos(às) novos(as) Conselheiros(as)!