Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2021 > Maio > Prepare-se para a primeira fase da 16ª OBMEP 2021
conteúdo

Prepare-se para a primeira fase da 16ª OBMEP 2021

por Ivan Bezerra publicado: 12/05/2021 10h57, última modificação: 19/07/2021 18h05
Provas da Primeira Fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP acontecem no dia 20 de julho.
ACESSE AQUI A PROVA!

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

  • Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada. (Fonte: http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm)

Realização das provas da edição 2021

Excepcionalmente, em razão da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, nesta edição, as provas serão realizadas de forma online através de formulário virtual pela plataforma do Google, que será disponibilizado no site do IFBA campus Jequié (https://portal.ifba.edu.br/jequie) no dia 20 de julho de 2021, às 09h.

A prova terá duração máxima de 02h30 (duas horas e trinta minutos), sendo recomendado aos/às estudantes que acessem o site com antecedência de 10 minutos a fim de terem acesso ao formulário da prova.

Nesta primeira fase, a prova será composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada, totalizando 20 (vinte) pontos e será destinada à todas e a todos estudantes do IFBA campus Jequié.


Resultado e Premiação

O resultado da primeira fase da OBMEP está previsto para o dia 09 de setembro deste ano, quando serão divulgadas as 31 (trinta e uma) melhores notas e que irão para a segunda fase, prevista para 06 de novembro de 2021, às 14:30h.

A divulgação dos premiados acontecerá no dia 18 de janeiro de 2022.

Contatos no campus Jequié

No campus Jequié, a coordenação da OBMEP está sob a responsabilidade da Professora Diana Cruz e do Professor Fernando Gomide. Dúvidas a respeito da OBMEP no campus Jequié, seguem opções de contato:

  • Professora Diana: diana.souza@ifba.edu.br
  • Professor Fernando: fernandogomide@ifba.edu.br
registrado em: