Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2021 > Agosto > IFBA Jequié se destaca nas Olimpíadas estudantis de Ciências e de Astronomia e Astronáutica

por Ivan Bezerra publicado: 06/08/2021 14h54, última modificação: 09/08/2021 08h46
Ao todo, 35 estudantes do campus Jequié participaram das Olimpíadas. Uma experiência que rendeu Medalhas, Menções Honrosas e muito aprendizado.

ONC 2020

Desta vez, por conta da pandemia de Covid-19, a Olimpíada Nacional de Ciências - ONC 2020 foi realizada em duas fases e totalmente online.

Os temas das provas abordaram assuntos das seguintes áreas do conhecimento: Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A preparação dos atletas da ciência, ou treinamento para a olimpíada, foi feita por simulados realizados em um aplicativo que continha vídeos e dicas enviados pela organização do evento, com assuntos divididos por séries.

A primeira fase aconteceu há um ano, nos dias 5 e 6 de agosto de 2020. Dos 23 participantes do campus Jequié, dezessete foram aprovados para a segunda fase, que aconteceu em 22 de janeiro deste ano. O campus Jequié obteve o seguinte resultado:

• Henrique Martins Barros - 2º ano Informática Integrado - Menção Honrosa
  • Pedro Guerrazzi de Souza - 3º ano Informática Integrado - Menção Honrosa
  • Sarah Souza Lobo - 2º ano Eletromecânica Integrado - Menção Honrosa

Para quem participou das atividades, fica o sentimento de dever cumprido e a bagagem de uma aprendizagem que nunca se perde. "As olimpíadas trazem ao estudante a oportunidade de manter-se conectado aos estudos, mesmo longe da escola", afirma João Henrique Souza Barreto, estudante do 2º ano de Informática / Integrado. Da mesma turma, Emily Novaes Freire também avalia de forma positiva a sua participação na ONC 20202: "Tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos nas áreas de Ciências, principalmente em astronomia, a qual não havia estudado no ano anterior".

Henrique Martins Barros, também estudante do 2º ano Informática / Integrado, diz que participar da ONC é, mais que um desafio, um incentivo para o aprofundamento nos estudos. "Me preparei resolvendo questões de olimpíadas anteriores e reservando um tempo, todo dia, somente para estudar as disciplinas mais cobradas nestas provas.

Prestes a ir para a universidade, Pedro Guerrazzi, estudante do 3º ano de Informática / Integrado aproveitou a ONC para fazer uma boa revisão: "Revisei alguns assuntos que nunca mais tinha estudado".  Daniel dos Santos Lima, estudante do curso de Eletromecânica Subsequente, resume: “Foi uma experiência muito gratificante!”.

Emily Novaes Freire | João Henrique Souza Barreto | Henrique Martins Barros - Participantes da ONC 2020

OBA 2021

Realizada em etapa única e também no formato virtual, a edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA também reservou bons resultados para o IFBA campus Jequié, que participou com 12 estudantes. As provas foram realizadas nos dias 27 e 28 de maio.

Premiações da OBA 2021

Eloísa Matos da Silva

Medalha de Ouro

3º ano Informática Integrado

Mateus Santos da Silva

Medalha de Prata

2º ano Informática Integrado

Nicollas Felix Santos

Medalha de Ouro

3º ano Informática Integrado

Coordenador das equipes que participaram das duas Olimpíadas, o professo de Física do campus Jequié, Jorge Cotinguiba, destaca a importância da participação de estudantes em atividades educacionais como estas: “As Olimpíadas possuem papel importante na formação de nossos estudantes e incentivá-los é nosso papel”.

Professor Jorge Cotinguiba

O professor destaca ainda que o IFBA já está cadastrado nas próximas Olimpíadas de Física. Ele costuma compartilhar todas essas informações no perfil dele no Instagram. Acesse AQUI.

Atenção também às redes sociais do IFBA campus Jequié e no site para saber quando acontecerão as próximas Olimpíadas!

Olimpíada Brasileira de Física

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas