Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2021 > Agosto > Equipe do IFBA Jequié é campeã do Hackathon Juventudes
conteúdo

Equipe do IFBA Jequié é campeã do Hackathon Juventudes

por Ivan Bezerra publicado: 31/08/2021 15h12, última modificação: 31/08/2021 15h12
A equipe venceu o desavio "O Jovem na Pandemia - como conviver e interagir de forma segura" com projetos de inovação tecnológica digitais para engajar o debate social em torno de estratégias de convivência e interação segura da juventude.

A equipe formada por estudantes do ensino médio, técnico e superior se destacou no Hackathon Juventudes, evento realizado pelo Conselho Estadual da Juventude, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

O evento concluído no dia 20 de agosto foi transmitido pelo canal da SECTI Bahia no YouTube. Os estudantes Lucas Daniel Costa Souza e Jeová Cosme de Jesus Pinheiro, do 4º ano do curso Técnico de Informática – forma Integrada; Danton Rômulo da Costa Pitombo, do 5º semestre do curso de Engenharia Mecânica com linha de formação em Mecatrônica; Michell Lincoln Barreto Dias, egresso do curso Técnico em Informática, forma Integrada; e Paulo Uilian Barros Lago, egresso do curso Técnico em Eletromecânica, forma Subsequente, foram orientados pelo professor Márcio Henrique Alves dos Santos.

A equipe jequieense apresentou projetos de inovação tecnológica digitais para engajar o debate social em torno de estratégias de convivência e interação segura da juventude. O desafio proposto girou em torno do tema: "O Jovem na Pandemia - como conviver e interagir de forma segura". O projeto vencedor foi o "Crowdless", ferramenta que permite compartilhar informações acerca das condições sanitárias de ambientes e que facilita o acesso dos dados do local que as pessoas pretendem frequentar.

A iniciativa teve como objetivo incentivar o protagonismo juvenil na criação de políticas públicas. Os projetos concluídos foram avaliados por uma Comissão Julgadora. Critérios como criatividade, originalidade, impacto social, interesse público, qualidade técnica, sustentabilidade, foram analisados. A maratona de criatividade e inovação teve duração total de 27 horas.

Durante a cerimônia de premiação, o líder da equipe, Lucas Daniel, falou sobre a conquista: “Foi uma grande satisfação! Foi nosso primeiro hackathon e competir pela ideia que desenvolvemos com o próprio time é muito bom. Por ser o primeiro, e não ter experiência, torcíamos para não sermos eliminados logo de cara, pois gostaríamos de participar o máximo possível. Termos ganho foi algo completamente inesperado e de uma alegria muito grande”.

Os vencedores do desafio foram premiados com 5 chips de 10GB da USE Telecom, mentoria de 4 horas da Wakanda Educação Empreendedora durante 1 ano e licença PRO para todos os cursos online da startup Digital InnovationOne (DIO).

O IFBA campus Jequié parabeniza seus estudantes e professor por esta importante conquista!

registrado em: