Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2020 > Outubro > IFBA Jequié e UESB implantam o projeto Escola de Futebol Academia da Bola do programa Academia & Futebol do Ministério da Cidadania

publicado: 29/10/2020 16h02, última modificação: 30/10/2020 11h10

O IFBA campus Jequié firmou parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), da Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania, através da aprovação do projeto “Escola de Futebol Academia da Bola” no Programa Academia & Futebol. É um projeto de acesso ao esporte pela modalidade Futebol de Campo através de uma parceria estabelecida entre o IFBA e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pretende dar a adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos a possibilidade da prática esportiva do futebol de campo, um instrumento para amenizar os impactos da vulnerabilidade socioeconômica em áreas consideradas de risco social na microrregião do Médio Rio de Contas, especialmente no município de Jequié, Bahia.

A equipe executora do projeto é formada por Alantiara Peixoto Cabral, professora do IFBA campus Jequié, e César Pimentel Figueiredo Primo, professor da UESB campus Jequié. Com um investimento total de R$ 224.824,78, a execução do projeto terá duração de 24 meses. A primeira etapa a ser implementada até dezembro de 2020 será de estruturação, organização dos núcleos e aquisição de material esportivo, com investimento previsto de R$ 52.952,92.

Considerando o contexto atual, as orientações legais e os riscos apresentados pela pandemia de Covid-19, a segunda etapa do projeto está prevista para o ano de 2021, dependendo da autorização prévia das instituições para a realização das atividades presenciais. Nesta etapa, estima-se o atendimento de 150 jovens, sendo 38 jovens adolescentes do sexo feminino, 38 jovens adolescentes do sexo masculino, 37 jovens adultos do sexo masculino e 37 jovens adultos do sexo feminino, no projeto Escola de Futebol Academia da Bola.

As inscrições serão feitas de acordo com o número de vagas e as faixas etárias. Cada turma terá três dias de encontro/aula e será composta de até 38 alunos(as) com atividades de futebol de campo no período vespertino.

Os fins de semana serão disponibilizados para amistosos, torneios e campeonatos, quando planejados. Para participar do projeto será exigida, no ato da inscrição:

• Núcleo feminino e masculino adolescente  - apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e autorização dos pais;
  • Núcleo masculino e feminino jovens adultos - documentos pessoais e comprovante de residência.

O período de inscrições será divulgado posteriormente.

Em paralelo ao desenvolvimento das atividades de natureza de formação técnico-tática que a Escola de Futebol Academia da Bola se propõe a proporcionar aos jovens futebolistas matriculados, serão desenvolvidas atividades de formação acadêmica voltadas para pessoas que atuam profissionalmente com o futebol, principalmente aquelas que dirigem ou atuam como professores/técnicos das chamadas escolinhas de futebol.

Essa etapa do processo será caracterizada por duas ações: a primeira será a realização do 1º Simpósio de Futebol e Iniciação Esportiva do Médio Rio das Contas a ser realizado no IFBA em parceria com a UESB, com o objetivo de trazer profissionais com notório conhecimento acadêmico na área se apresentando em palestras e seminários durantes dois dias de evento. A segunda ação, de caráter mais duradouro, será a realização de dez workshops bimensais, com foco na formação contínua de um grupo de profissionais que atuam no futebol, principalmente aqueles que dirigem ou atuam como professores/técnicos das chamadas escolinhas de futebol, sendo mediado por docentes convidados a debater temáticas específicas do universo acadêmico do futebol de campo.

Saiba mais sobre o Programa Academia & Futebol

O Programa Academia & Futebol, vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor/Secretaria Especial do Esporte/Ministério da Cidadania, busca garantir aos brasileiros o acesso à prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre estas modalidades. O programa possui três pilares:

1. Oferta de futebol, beach soccer e futsal a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e pessoas entre 18 e 23 anos.
  2. Estruturação e apoio a centros de pesquisa em futebol, futsal e direitos dos torcedores, fomentando a produção e difusão do conhecimento.
  3. Realização de cursos e eventos científicos sobre futebol, futsal e direitos do torcedor. A ideia é qualificar e ampliar a produção científica na área, bem como contribuir para a difusão do conhecimento e a formação continuada de profissionais para atuar na gestão e em outros setores do futebol e futsal.

Para mais informações, acesse este link.