Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2020 > Fevereiro > IFBA abre seleção de Bolsas de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Superior

por Ivan Bezerra publicado: 06/02/2020 07h56, última modificação: 06/02/2020 07h56

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) torna público e convoca a sua comunidade acadêmica para apresentar propostas em resposta ao edital n° 01/2020/PRPGI/IFBA do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC IFBA/FAPESB/CNPq), apoiado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) através dos sistemas de cotas institucionais, visando à seleção de estudantes regularmente matriculados nos cursos de nível superior oferecidos pelo IFBA.

Além das cotas de bolsas vinculadas as agências de fomento externo (FAPESB) e (CNPq), a cota de financiamento interno (IFBA) será parte ofertada pela PRPGI e parte definida em cada um dos Campi, obedecendo a ordem de classificação dos projetos propostos em cada unidade e que, eventualmente, não tenham sido contemplados na ampla concorrência.

Para as bolsas de financiamento interno (IFBA), esse ano o edital traz a reserva de bolsas que pretende incentivar a inclusão de novos pesquisadores e a inclusão de discentes que ingressaram no IFBA via Sistema de Cotas. No primeiro caso, a ideia é contemplar recém-mestres (diplomados a partir de Janeiro de 2017), os quais, em geral, enfrentam maiores dificuldades de acesso e contribuição com o Programa. No segundo caso, pretende-se colaborar com uma política de ações afirmativas que, para além do acesso à Instituição, contribua para a permanência, êxito e formação plena do sujeito.

Por fim, as submissões das propostas serão exclusivamente pela plataforma SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) a partir do dia 05/02/2020.

Confira todas as informações clicando AQUI.