Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2019 > Setembro > IFBA Jequié oferece vagas em curso de extensão: redação para o ENEM 2019

IFBA Jequié oferece vagas em curso de extensão: redação para o ENEM 2019

publicado: 10/09/2019 21h43, última modificação: 10/09/2019 21h43

Embora o IFBA não tenha como principal objetivo a preparação de candidatos para disputarem vagas em vestibulares ou no ENEM, sabe-se que muitos de seus alunos egressos têm buscado o caminho do Ensino Superior como continuação de sua formação escolar. Além disso, o próprio Instituto tem como um de seus pilares a verticalização do Ensino, oferecendo em diversos campi cursos de nível superior, o que abre espaço para pensarmos na possibilidade de estratégias de ensino que contribuam para o acesso dos nossos alunos a essa realidade.

Nesse sentido, o projeto de extensão “IFBA rumo ao ENEM” visa a desenvolver, com ênfase nas competências da Matriz de Referência da área de linguagem do ENEM, as habilidades textuais, básicas e necessárias para o bom desempenho da prova de Redação do ENEM 2019.

• Desenvolver habilidades de leitura e escrita para a prova de Redação do ENEM;

• Discutir temas possíveis para a prova do ENEM 2019;

• Analisar provas anteriores do Exame;

• Possibilitar momentos de escrita e correções de textos;

PÚBLICO – ALVO

• Matriculados no IFBA, campus Jequié, que estejam cursando os dois últimos anos do curso Integrado;
  • Matriculados nos cursos da modalidade subsequente, no Ifba, campus Jequié;
  • Comunidade externa que comprove conclusão de ensino médio ou de que esteja matriculada no ultimo ano do mesmo.

INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão de 12 a 18 de setembro de 2019 no IFBA, campus Jequié, na Secretaria de Registros Escolares (SRA), das 08:00h às 18:00h.

Os candidatos da comunidade interna do IFBA deverão dirigir-se à SRA para preencher a ficha de inscrição e anexar a ela a cópia do RG. Para a comunidade externa, além da ficha de inscrição e RG, deve-se entregar a cópia de declaração de conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula do terceiro ano se ainda estiver cursando.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O curso terá curta duração, visto que ocorrerá nas semanas que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio com carga horária de quatro horas semanais, divididas entre aulas de técnicas textuais voltadas para o texto dissertativo-argumentativo e aulas temáticas que discutirão temas e assuntos da atualidade que servirão de base para as propostas de redações que serão solicitadas no decorrer do curso. Os dias previamente destinados ao curso são as terças e quintas-feiras de 14:00h às 16:00h, na sala de videoconferência do IFBA-Jequié.