Reunião com estudantes e pais define primeiras ações de adequação ao contingenciamento
A arquibancada do Ginásio de Esportes do IFBA campus Jequié ficou lotada de pais, responsáveis e estudantes para a reunião convocada pela direção com o objetivo de definir estratégias de manutenção das atividades do campus diante do contingenciamento orçamentário anunciado pelo MEC.
Todos os dados financeiros do campus foram apresentados, inclusive o déficit de R$ R$ 373.030,23, que representa algo em torno de 38% da verba de custeio a que o campus ainda teria direito de receber com base no orçamento do Governo Federal de 2019.
Para manter o funcionamento do campus e as atividades acadêmicas com essa possível redução de recursos financeiros até o fim do ano, a direção do campus e a comunidade acadêmica terão que adotar medidas drásticas. Uma dessas medidas já analisadas é a redução do quadro de funcionários terceirizados (12 no total).
Além disso, o uso dos aparelhos de ar condicionado deverá ser restringido ao extremamente necessário, assim como o uso de água. Assim, surgiu a proposta de aglomerar todas as turmas do matutino e do vespertino em apenas um turno, o da manhã, pelas condições naturais de clima mais ameno em Jequié. A proposta foi colocada em votação e os pais, responsáveis e estudantes aprovaram a decisão.
Agora, o Departamento de Ensino - DEPEN definirá junto com os professores a alteração dos horários de aulas das turmas da forma Integrada. Assim que esta alteração estiver pronta e publicada, a medida entrará em vigor e as turmas que atualmente têm aula no turno vespertino passarão a estudar no turno matutino.
A reunião serviu ainda para a escolha de representantes dos pais e responsáveis para fazerem parte da Comissão de Gestão de Crise, que terá também a participação de estudantes da instituição, sendo pelo menos um da forma Integrada, outro da Subsequente e um do Ensino Superior.
Todas as ações de economicidade deverão ser definidas por esta Comissão, a partir de sua formalização oficial com a publicação de Portaria própria a ser criada pela Direção Geral do campus.