Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2019 > Junho > Estudantes do IFBA Jequié dependem da ajuda da comunidade para poderem representar o Brasil no Mundial de Robótica na Austrália

por Ivan Bezerra publicado: 19/06/2019 09h19, última modificação: 19/06/2019 09h27

Banner RobóticaApós conquistar o 1º Lugar na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary (Campeão Latino Americano de Robótica – LARC 2018), a equipe Include SunCity, formada por estudantes e professores do IFBA campus Jequié, tem agora dois grandes desafios: o primeiro, representar o Brasil na competição mundial e tentar se consagrar como a melhor equipe estudantil de robótica do mundo; o segundo, conseguir chegar à Sydney, na Austrália, onde o Mundial de Robótica Robocup será realizado de 2 a 8 de julho de 2019.

O custo da viagem e hospedagem da equipe, que reúne os estudantes Luis Felipe Rocha Silva, Michell Lincoln Barreto Dias, Renatta de Andrade Correia e Luiz Felipe Soares Lopes, além do professor Andrique Figueirêdo Amorim, supera os R$ 80 mil.

Com a impossibilidade de o próprio IFBA arcar com essas despesas e a menos de 2 meses para a competição, a equipe iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro na internet, uma vaquinha virtual, que pode ser acessada no link http://vaka.me/554698. Qualquer pessoa, física ou jurídica, do país inteiro pode ajudar.

Você também pode fazer sua doação através de depósito ou transferência bancária para uma dessas contas:

Banco do Brasil
MICHELL LINCOLN BARRETO DIAS
Agência: 60-4
Conta: 70256-0
Bradesco
MICHELL LINCOLN BARRETO DIAS
Agência: 3526-2
Conta: 55031-0

A conquista da vaga no Mundial

A equipe Include SunCity garantiu a vaga no mundial da Austrália na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary, realizada João Pessoa na Paraíba em novembro de 2018. Foi o resultado mais expressivo de um trabalho bem-sucedido que já vem sendo desenvolvido pelo IFBA campus Jequié há pelo menos 5 anos.

Desde 2014, os estudantes envolvidos nos projetos de Robótica dos professores Andrique Figueirêdo Amorim, Márcio Henrique Alves dos Santos e Armindo Fábio Rocha Costa vêm obtendo resultados expressivos em competições estudantis nacionais e internacionais de Robótica.

Logo na primeira competição, em 2014, realizada em Salvador – BA, o IFBA Jequié obteve a 3ª colocação na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Na etapa nacional, no mesmo ano, foi finalista da OBR realizada em São Carlos – SP.

Em 2015, ganhou o Prêmio Equipe Estreante na etapa regional em Salvador – BA da OBR e teve projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica – MNR. Um deles, o ArmBot, foi premiado com uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

Vice-campeão regional da OBR 2016 em Salvador – BA e finalista da etapa nacional da OBR 2016 em Recife – PE, a equipe do IFBA Jequié obteve o melhor resultado até então quando conquistou o vice-campeonato CoSpace Rescue Secondary – Competição Latino Americana de Robótica – LARC 2016 (Recife – PE) e teve projetos aprovados na MNR 2016.

O 3º lugar CoSpace Rescue Secondary na LARC realizada em Curitiba PR em 2017 confirmou que o time do IFBA Jequié estava no caminho certo. Tanto que, naquele ano, na MNR teve mais projetos premiados com Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

Para o professor Andrique Figueirêdo, toda essa experiência acumulada e o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do campus Jequié foram determinantes para o prêmio conquistado na etapa Latino Americana de Robótica em João Pessoa – PB.

Modalidade Cospace (Rescue Simulation)

Na competição Cospace Rescue existe um ambiente 3D no computador onde os estudantes têm o objetivo de programar um robô virtual que seja capaz de detectar e coletar objetos coloridos no chão, desviar de paredes, obstáculos e armadilhas, localizar as zonas para depósito das cores recolhidas, evitar zonas de redução de velocidade, dentre outros desafios.

A linguagem de programação utilizada por eles é a C# (C sharp). Com esse sistema computacional, é possível criar a lógica de funcionamento do robô, suas funções e ações, a fim de conquistar a maior quantidade de pontos possível.

Robocup

A Robocup é a maior competição mundial de robótica que envolve estudantes dos ensinos Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Na Robocup, equipes formadas por estudantes de diversos países competem em diferentes ligas (modalidades) que envolvem a construção e programação de robôs físicos e virtuais.

Dentre as principais modalidades da Robocup Junior, destacam-se:

• Futebol de robôs;
  • Robôs de resgate;
  • Simulações com robôs virtuais;
  • Dança de robôs.

Cada país realiza a sua etapa da Robocup para selecionar as melhores equipes. A Robocup Brazil ocorre anualmente no Campeonato Brasileiro de Robótica - CBR e no Campeonato Latino Americano de Robótica – LARC.