Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2018 > Outubro > V SECITEC - 4 dias de intensas atividades em prol da educação, ciência e tecnologia

publicado: 19/10/2018 16h25, última modificação: 30/10/2018 11h41

A 5ª edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia - V SECITEC do IFBA Campus Jequié realizou diversas atividades durante os quatro dias de evento (de 16 a 19 de outubro de 2018) que auxiliaram o processo de difusão do conhecimento e busca por inovações tecnológicas e desenvolvimento social por meio da valorização da ciência.

V SECITEC
Auditório sempre lotado durante a V SECITEC

As conferênciaspalestras e mesas redondas trouxeram para o centro das discussões assuntos relacionados ao tema central da V SECITEC: "Ciência para a redução das desigualdades". O evento é vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), aproxima a Ciência e a Tecnologia da população, que aponta neste ano a mesma temática.

Foram dezenas de oficinas e minicursos com temas variados nos quais os visitantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas e de colocar em prática o que aprenderam.

No 1º Robot Control, uma disputa acirrada para definir as equipes mais habilidosas no controle remoto de robôs. Todo equipamento, incluindo os aplicativos de controle, foram desenvolvidos no campus Jequié. A tarefa era transportar o maior número possível de bolinhas coloridas ao destino correto. No fim, vitória da equipe Rosas do Deserto. Em segundo lugar ficou a equipe Kactus-N.

1º Robot Control

Rosas do Deserto
Equipe Rosas do Deserto

Estudantes do IFBA e de outras instituições de ensino da região, inclusive de nível superior, apresentaram seus trabalhos de forma oral, em pôsteres ou experimentos. É o resultado de trabalhos de pesquisa e de busca pela inovação demonstrados de maneira prática aos visitantes da V SECITEC. Confira os trabalhos premiados em primeiro lugar em suas categorias:

• Experimento Científico: Hilary Ranna Santos Cardozo, Ysmine Miranda Santos e Valdex de Jesus Santos - "Aplicativo – Primeiros Socorros".
  • Trabalho Científico – Graduação/Pós-graduação: Rita de Cássia Souza de Queiroz e Isadora Rosário Dantas - "Desenvolvimento de macrófitas aquáticas e tratamento de efluente no Sul da Bahia".
  • Trabalho Científico – Ensino Médio/Técnico: Kaione Oliveira Nery, Felipe Brandão Gonçalves, Gustavo Conte Bastos de Andrade, Valdirene Santos Rocha Sousa, João Victor Rebouças e Igor Sousa dos Santos Santana - “A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia no processo de Iniciação Científica: a percepção dos egressos de um Instituto Federal de Educação”.

A Secretaria de Saúde de Jequié promoveu, durante a V SECITEC, uma ação de vacinação de jovens e adultos. Os participantes do evento foram vacinados contra diversas doenças e puderam atualizar o cartão de vacinação. Acesse AQUI para ver as fotos.

Ação de Vacinação

Entre uma atividade e outra, as Mostras Culturais criadas e apresentadas pelos estudantes do IFBA animaram os visitantes com muita música, dança e teatro.

Plural
Plural - Uma das atrações culturais da V SECITEC

No último dia, a V SECITEC extrapolou os limites do campus Jequié e realizou a SECITEC Itinerante na escola municipal Anísio Teixeira. Os estudantes do ensino fundamental assistiram mostra de robótica, palestra e um espetáculo de dança. Eles passaram a conhecer melhor a instituição onde, em breve, poderão seguir sua formação educacional e profissional. Um encontro emocionante, tanto para as crianças da escola como para a equipe de professores, técnicos e estudantes do IFBA que realizaram a atividade.

1ª SECITEC Itinerante

Visite nossa FANPAGE do IFBA Jequié no Facebook e confira todas as fotos do evento.

Encerramento