Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2018 > junho > Professora do IFBA publica livro sobre ensino de Língua Portuguesa

Professora do IFBA publica livro sobre ensino de Língua Portuguesa

publicado: 29/06/2018 13h46, última modificação: 29/06/2018 13h52

Elane.png

A professora do Instituto Federal da Bahia, Drª Elane Nardotto Rios, publica o livro “Do Gaveteiro à análise linguística: práticas colaborativas no ensino de Língua Portuguesa”. No livro, a autora apresenta possibilidades de articulação entre os conceitos de gramática, gêneros textuais e análise linguística através de ações colaborativas para as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa(LP). Mostra como esses conceitos estão mobilizados no processo de ensino-aprendizagem de LP e como os estudos do campo da Linguística, mais atuais, estão se manifestando sobre a formação docente e, por conseguinte, a prática pedagógica. Mais especificamente, como o ensino da gramática vem sendo tensionado, debatido e construído nas teorias linguísticas e como os professores de língua e os estudantes têm se pronunciado com relação a essa fala que é exterior à escola e, ao mesmo tempo, está presente na atividade discursiva e, quiçá, na prática docente. Mediante uma abordagem colaborativa aposta-se no diálogo entre a teoria e a prática como contribuição para o processo de conscientização acerca do que permeia a atuação pedagógica no ensino de LP. O momento requer propostas que, como esta, ultrapassem o âmbito do diagnóstico no campo da pesquisa em Educação. Importa que elas se configurem como práticas mediadoras da vontade e do desejo docente pelo estudo e pela reflexão.

A noite de lançamento será no dia 13 de julho, sexta feira, 19h00 na livraria Nobel, na cidade de Jequié.

livros.jpeg