Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2018 > Janeiro > Por eficiência energética, IFBA substitui lâmpadas fluorescentes por LED no campus Jequié
conteúdo

Por eficiência energética, IFBA substitui lâmpadas fluorescentes por LED no campus Jequié

publicado: 16/01/2018 11h45, última modificação: 18/01/2018 07h27

Lâmpadas LED
Lâmpadas de LED

A Coordenação de Manutenção do IFBA Jequié está executando a troca de 2.020 lâmpadas fluorescentes em salas de aula e do setor administrativo do campus por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas. 

A iniciativa é da Comissão de Sustentabilidade do campus e visa à redução de pelo menos 50% do consumo mensal da energia elétrica utilizada para iluminação artificial. De acordo com o fabricante das lâmpadas LED, a economia em energia elétrica pode chegar a 70%.

As lâmpadas LED têm maior durabilidade e não necessitam dos reatores, que são utilizados em conjunto com as lâmpadas fluorescentes, para funcionar. O resultado é um menor custo de instalação e de manutenção. A instalação da lâmpada LED exige 90% menos material que da lâmpada fluorescente.

Toda essa economia se traduz nos parâmetros técnicos de funcionamento das lâmpadas. Enquanto as fluorescentes que estão sendo substituídas são de 32 e 40 watts, as LED consomem 18 watts, iluminam mais e melhor. Outra vantagem é a temperatura de funcionamento, menor nas lâmpadas LED, o que impacta também no funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, que podem operar em potências mais baixas e assim também reduzir o consumo de energia.

Na prática, considerando o uso efetivo de iluminação artificial durante 12 horas por dia nos 22 dias por mês em média de pleno funcionamento do campus, temos a seguinte economia financeira:

Tipo de Lâmpada Consumo energético (KWH/mês) Valor (R$)
Fluorescente 18.720 7.113,60
LED 9.360 3.556,80

Troca de lâmpadas
Lâmpadas LED têm a vantagem de instalação e manutenção mais baratas

A Comissão de Sustentabilidade ainda não definiu o destino das lâmpadas fluorescentes substituídas e de seus reatores. Por enquanto, esse material servirá para a manutenção da iluminação em corredores e áreas externas do campus. Ainda será feita uma análise para viabilizar uma possível doação deste material.

Lampadas LED eliminam a necessidade de reatores
Lampadas LED eliminam a necessidade de reatores

Lâmpadas fluorescentes substituídas e seus reatores
As lâmpadas fluorescentes substituídas e os reatores servirão para manutenção de áreas externas e corredores do IFBA e poderão ser doadas

Ambiente iluminado com eficiência energética
Ambiente iluminado com eficiência energética
registrado em: