Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2017 > SETEMBRO > IFBA Campus Jequié se reúne com produtores rurais e Secretaria de Agricultura de Jequié
conteúdo

IFBA Campus Jequié se reúne com produtores rurais e Secretaria de Agricultura de Jequié

publicado: 14/09/2017 23h24, última modificação: 14/09/2017 23h24

11.jpegNa manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro, o IFBA Campus Jequié, representado por seu Diretor Geral, prof. Antônio Moab, a Chefe do Departamento de Administração e Planejamento, Sra. Camila Andrade, o Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o biólogo e professor Anderson Brito reuniram-se com produtores rurais da Comunidade de Boa Vista, zona rural de Jequié, em encontro promovido pela Secretaria de Agricultura de Jequié, onde seu secretário, sr. Adilson Miranda, presidiu a mesa, juntamente com sua equipe, que organizou todo o evento. Estiveram também presentes os representantes das associações de Boa Vista (Sr. Vonei), Queimadas (Sr. Juraci), Cachoeirinha (Sr. João), Morro Verde (Sr. Joelson), Assentamento São Judas Tadeu (Sra. Gildete), Monte Branco (sr. Natanael). O objetivo do encontro foi que a equipe técnica do IFBA Jequié apresentasse aos produtores rurais o Projeto do Licuri, já desenvolvido há muitos anos por esta Instituição e que já alavancou o desenvolvimento da região de Caldeirão Grande, na Bahia. A proposta é que os produtores da região, em parceria com o IFBA e com o apoio do governo municipal e lideranças políticas da região possam se especializar na extração, cultivo, produção e comercialização dos derivados deste fruto que é considerado o "ouro verde do semi-árido".

08.jpegO Licuri Syagrus Coronata (Mart.), ainda pouco explorado e encontrado em abundância no sertão baiano, possui uma grande cadeia produtiva, podendo servir à indústria alimentícia, cosméticos, farmácia, limpeza, entre outras. Estudos recentes demonstram suas múltiplas propriedades medicinais e o alto valor nutricional, visto que é fonte de cálcio, selênio e outros minerais. O IFBA Jequié já desenvolve muitos estudos na área e, durante a visita de campo, já coletou material para iniciar os estudos de viabilidade desta que promete ser uma importante fonte de produção, geradora de emprego e renda para a população do Campo. Em sua fala o Secretário, sr. Adilson Miranda, destacou que "é muito importante que os produtores abracem, apoiem o projeto e que disso dependerá o seu sucesso". O Diretor do IFBA Jequié, sr. Antônio Moab, frisou que o Instituto Federal em nossa região já desenvolve pesquisas e tem toda a experiência necessária para apoiar os produtores, que o IFBA Jequié deseja alavancar a nossa região, contribuir ativamente para o seu desenvolvimento, grande parte de sua equipe são filhos desta terra. Um novo evento está agendado para o dia 30.09, às 10h, no mesmo local e contará com a presença da Dra. Djane Santiago, precursora desta Tecnologia Social que é o Projeto Licuri do IFBA, na região de Caldeirão Grande e que irá participar do projeto em Jequié, bem como, estarão presentes autoridades políticas, lideranças da comunidade e toda a população que acredita no desenvolvimento da região a partir do progresso de nossa extensa zona rural.

05.jpeg

Veja mais fotos do encontro.

registrado em: