Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2017 > AGOSTO > IFBA Jequie tem estudante premiado na OBFEP 2016
conteúdo

IFBA Jequie tem estudante premiado na OBFEP 2016

publicado: 12/08/2017 09h09, última modificação: 12/08/2017 14h37

Em 2016 ocorreu a 5ª edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. A OBFEP, criada em 2010 como projeto piloto para os estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo, tornou-se nacional a partir de 2012. Este é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que acontece em duas fases, com provas Teóricas e Experimentais, para estudantes do ensino Médio, técnico e último ano do Ensino Fundamental.

A OBFEP na Bahia é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESC, UNEB e UESB), Federais (UFRB, UNIVASF, UFOB) e o IFBA, através de subcoordenações no interior do Estado, sendo Jequié a subcoordenação do território de identidade Médio Rio das Contas. Este projeto é desenvolvido anualmente tendo na Bahia, além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento e reforço para estudantes de escolas públicas, e conta com o apoio da UFBA através de infraestrutura e de monitores do Projeto.

Em 2016 tivemos na 1ª Fase, 32 mil alunos inscritos de 91 municípios baianos, de cerca de 500 mil no País, e ficamos em 5º lugar em número de classificados para a 2ª fase, quando tivemos a aplicação das provas teóricas e experimentais em 41 municípios do estado.

A Premiação Nacional da OBFEP, além dos estudantes, contempla seus professores e escolas. Assim, para cada tipo de escola (municipal, estadual e federal), estudantes recebem medalhas e certificados, seus professores recebem certificados e as escolas premiadas recebem placas pelo desempenho de seus alunos.

Em nível Estadual, são premiados os alunos com melhor desempenho em comparação com os participantes baianos, e seus professores.

estudante.jpg

Neste universo de meio milhão de candidatos, sete foram contemplados como medalhistas de bronze no primeiro ano do curso técnico das escolas federais Bahia, e um desse estudantes é do IFBA Campus Jequié. Nos orgulhamos do estudante Washington Luis Ferreira de Oliveira Júnior pelo seu desempenho. Quando perguntado sobre a alegria de ser um dos medalhistas da OBFEP 2016, o estudante afirma:

" Fico muito feliz por ter ganhado o prêmio, mas sei que muito dos meus colegas também tem condições de ganhar. Não me sinto privilegiado por ter sido o único, pois queria que mais pessoas do Campus também tivessem ganhado"

certificado.pngParabenizamos ao estudante premiado e aos professores de física do IFBA Campus Jequié.

A Solenidade de Premiação acontece hoje no dia 12 de agosto de 2017, às 14 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador.

Na abertura da Solenidade ocorrerá a Palestra “Astronomia e o despertar para a Ciência - o Universo para se descobrir" que será proferida pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Brito da Universidade de Brasília.

registrado em: