Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Institucional > Eventos > 2020 > I Setembro Surdo Intercampi do IFBA

I Setembro Surdo Intercampi do IFBA

Inscrições abertas para o I Setembro Surdo Intercampi do IFBA

Data: 23/09/2020

Estudantes, servidores e toda a comunidade podem se inscrever no I Setembro Surdo Intercampi do IFBA de 23 a 30 de setembro NESTE LINK.

Com o tema “Surdez, Diversidade, Diferença e Resistência”, o evento organizado pelos campi de Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença contará com palestras, minicursos e mesas de debates durante todo o dia 30 de setembro.

Confira a programação:

• 10h - Mesa de Abertura
  • 10h30 - Mesa 01: “Ensino remoto na pandemia do COVID-19: relatos de experiências surdas" - Palestrantes: Prof. Dr. Bruno Pierin Ernsen, Profa. Esp. Verena Gila Fontes, Prof. Cristian Armentano Penas Seara
  • 12h - Pausa para almoço
  • 14h – Minicursos
    • Introdução a Artes Visuais (Ministrado por Ivanildo de Medeiros Oliveira)
    • Introdução à interpretação/tradução de música na prática (Ministrado por Maria Nacelha Oliveira)
    • Introdução à LIBRAS (Ministrado por Márcia Rebeca de Oliveira)
    • Literatura na perspectiva das identidades e culturas surdas (Ministrado por Agda Medrado e Maynara Costa de Campos)
    • Metodologia de Ensino na Literatura Surda (Ministrado por Anna Paula Conceição)
    • Quer "Ver" uma história legal?! Vem que eu te conto... em LIBRAS (Ministrado por Gabriela Souza)
    • Surdez, Memória e Estudos Afrobrasileiros (Ministrado por Wermerson Meira Silva)
  • 16h30 - Mesa 02: “Surdez e diversidade” - Palestrantes: Profa. Msa. Fabíola Barbosa, Profa. Esp. Janinne Pires Farias
  • 19h - Palestra de Encerramento: "Surdez, Diversidade, Diferenças e Resistências: reflexões em torno de uma pedagogia intercultural surda" - Palestrante: Profa. Dra. Shirley Vilhalva

A transmissão do evento será feita no canal do Youtube TV IFBA e os minicursos em espaços próprios de reuniões. O evento é gratuito e garante certificação.

I Setembro Surdo Intercampi do IFBA acontece no próximo dia 30

Data: 17/09/2020

Por Leander Souza e Ivan Bezerra

O mês de Setembro é especial para a Comunidade Surda brasileira por concentrar datas importantes relacionadas às suas lutas e conquistas. É o período de maior visibilidade e destaque para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda.

• Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade, a lembrança do Congresso de Milão (1880), quando foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos, reforça a importância de avanços nesta área.
  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. francês surdo Eduard Huet, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) - Rio de Janeiro.
  •  Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
  •  Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

Por isso tudo, Setembro também se tornou o período de maior cobrança pela garantia de direito à educação das pessoas surdas conforme preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras.

Neste ano de 2020, os campi de Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença realizam o primeiro Setembro Surdo Intercampi do IFBA. Marcado para o dia 30 de Setembro, a temática do evento é "Surdez, Diversidade, Diferença e Resistência".

Servidores e estudantes estão organizando as atividades com o apoio dos Núcleos e Coordenações de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Capne) dos seis campi participantes.

A inscrição e participação no evento são gratuitas e online. Qualquer pessoa com interesse na linha de estudo pode participar. Em breve será divulgada a programação. As inscrições poderão ser feitas de 23 a 30 de setembro.

Links de acesso